CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Construção

Construir habitação nova é mais caro 12,9% em Junho

11 de agosto de 2022

Em Junho, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,9% em termos homólogos mas menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior.

De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova divulgado hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, os preços dos materiais aumentaram 17,2%, desacelerando 1,6 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão-de-obra aumentou 6,9% (6,2% em Maio).

O custo dos materiais contribuiu com 10,0 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (11,0 p.p. em maio) e a componente mão de obra aumentou a sua contribuição para 2,9 p.p. (2,5 p.p. no mês anterior). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 80%. O gasóleo e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%. Os aços, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Já a taxa de variação mensal do ICCHN foi 0,4% em Junho. O custo dos materiais diminuiu 0,7% e o custo da mão de obra aumentou 2,1%. O INE avança ainda que as componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,5 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,4 p.p. e 0,1 p.p. em Maio, pela mesma ordem).