
Tróia Resort
Compra da Troiaresort e da Aqualuz Troia pela Arrow ao Grupo SONAE tem «luz verde» da Autoridade da Concorrência
A ACO Ceder notificou a AdC em 26 de Fevereiro da intenção de adquirir a Troiaresort e da Aqualuz Troia, que operam na área da gestão de projectos turísticos e imobiliários.
A empresa tem sede no Luxemburgo e faz parte do Grupo Arrow, que em Portugal se dedica à gestão de créditos vencidos e de cobrança duvidosa, a investimentos no sector imobiliário, incluindo através da Norfin e da Whitestar, à exploração de empreendimentos de alojamento turístico e de campos de golfe, e à produção e comercialização de pavimentos e revestimentos cerâmicos, segundo explica a AdC.
A actividade da Troiaresort e da Aqualuz Troia inclui o desenvolvimento, a exploração e a gestão de vários empreendimentos turísticos, incluindo hotéis, apartamentos, moradias, um campo de golfe, a marina de Tróia, concessões de transporte marítimo, apoios balneares e apoios de praia.
A entidade vendedora é, como foi noticiado, o Grupo Sonae através da SC Investments. O valor da transacção não foi divulgado, mas ao longo dos últimos 26 anos, desde que assumiu o projecto, em 1999, a empresa SC Investments já investiu directamente mais de 300 milhões de euros na concretização do projecto turístico de Tróia. E se o Grupo do falecido Belmiro de Azevedo se desfaz daquela que era a sua «jóia da corôa» no sector Turístico, o grupo Arrow, por seu turno, assume cada vez maior preponderância no sector. Em particular no Algarve, onde detém empreendimentos de referência como Vilamoura, o portfólio de hotéis Dom Pedro, os hotéis Hilton Vilamoura – As Cascatas Golf resort & Spa e o Vilamoura Garden, o Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, o Monte Rei Golf & Country club, em Vila Nova de Cacela, entre outros. O grupo está ainda a desenvolver um plano de investimentos de mais de 500 milhões de euros em Vilamoura, aplicados na consolidação e desenvolvimento dos activos imobiliários em carteira, incluindo a expansão da marina.