
Comporta - Foto Wikipedia
Comporta no top 5 das regiões do mundo mais procuradas pelos investidores para imobiliário de luxo
Das cidades texanas, onde estão a ser construídas torres de luxo, aos retiros ecológicos das ilhas Fiji, da costa da Sardenha à Comporta, cinco destinos estão a emergir como os novos hotspost das residências de luxo.
Estes resultados são divulgados pela Quintela + Penalva | Knight Frank, através do seu associado Knight Frank em Londres, no The Residence Report 2025, uma nova publicação anual dedicada ao mercado residencial de luxo, que estuda o sector a nível global.
Segundo este novo relatório, o mercado dos empreendimentos residenciais de luxo é um dos mais dinâmicos do mercado imobiliário global. Os investidores no mercado residencial de luxo procuram cada vez mais camadas neste tipo de produto: ou seja, querem que o seu empreendimento residencial esteja cada vez mais associado à hospitalidade, à gastronomia, aos clubes privados (reforçam o sentido de pertença, e os seus membros procuram conectividade e comunidade) e a novas expressões de arte.
Os compradores globais procuram não apenas as melhores casas, mas, adicionalmente, as experiências mais ricas, por forma a obterem um sentido de envolvimento e pertença.
O setor do imobiliário de luxo influencia, também, a arquitetura e o desenho urbano, as experiências gastronómicas e culturais nas proximidades e até mesmo a forma como queremos que nossos bairros funcionem. Em muitos aspetos define o ritmo do mercado mais amplo, influenciando os outros segmentos.
Os cinco próximos destinos do mercado de luxo
De acordo com o The Residence Report 2025, há cinco regiões que estão na mira, não só dos promotores como dos investidores particulares de produto residencial de luxo.
Texas: A aposta do luxo
O Texas tem estado associado a mansões extensas em detrimento de residências de luxo em edifícios altos, mas esse equilíbrio está a começar a mudar. Houston e Dallas estão agora a assistir aos primeiros sinais de verdadeiros condomínios de luxo e projetos de Branded Residences, associados a marcas como Four Seasons, Ritz-Carlton e St. Regis.
Com os custos de construção a subir noutros locais, a relativa acessibilidade de Texas e o seu mercado de condomínios de luxo ainda pouco desenvolvido tornam a região numa das histórias de crescimento mais atraentes dos EUA, onde os promotores de segmento alto estão a apostar.
Ilhas Fiji: Autenticidade e privacidade
Os investidores com património líquido elevado, de faixas etárias mais jovens preferem cada vez mais surfar nos recifes de Fiji, com recurso aos seus próprios iates, em vez de navegar pelo Mediterrâneo.
Para eles, as ilhas Fiji representam liberdade, autenticidade e uma verdadeira sensação de isolamento. As Fiji combinam “beleza natural pura, profunda autenticidade cultural e total privacidade, e refletem a evolução do luxo: menos sobre ser visto, mais sobre ter a liberdade de desaparecer.”
Comporta: Apelo exclusivo
A região da Comporta, está rapidamente a tornar-se sinónimo do chamado “luxo descalço”. Alasdair Pritchard, da Knight Frank, explica que, com as marcas certas, a Comporta tem o potencial de replicar a fórmula que transformou Ibiza e Sardenha. A região, além da proximidade a Lisboa, longas praias intocadas e privacidade, é cada vez mais procurada pelas famílias europeias abastadas. Os promotores estão a posicionar a região como um retiro exclusivo, distinto do apelo mais alargado do Algarve. Alasdair Pritchard salienta que a combinação de branding, amenidades de bem-estar e a relativa acessibilidade torna a Comporta um dos mercados mais credíveis da Europa.
Hudson Valley: Retiro rural em Nova Iorque
A região de Hudson Valley, perto de Nova Iorque, está a surgir como um “destino turístico emergente”, oferecendo uma alternativa mais tranquila e privada aos famosos Hamptons. A apenas 90 minutos de Manhattan, atrai famílias de elevado património que procuram espaço, natureza e mudança de cenário. A parceria com o Culinary Institute of America destaca o foco gastronómico do projeto, enquanto o modelo resort-residencial da Kerzner oferece vida com serviço completo. Tomlinson nota que as suas pesquisas mostraram que os compradores abastados procuram “novos destinos, novas experiências” – e Hudson Valley oferece precisamente isso.
Sardenha: Novas zonas em expansão
A Costa Esmeralda, na Sardenha, sempre foi um íman para os super-ricos, mas o mercado está a evoluir. A subida de preços em Porto Cervo e Romazzino está a levar os compradores a explorar enclaves vizinhos como Porto Rafael, Portisco e Porto Pollo. Estas zonas oferecem as mesmas águas cristalinas e proximidade aos hotspots, e ancoradouros perfeitos para os iates, mas com maior privacidade e valor. Promotores e hoteleiros estão a expandir-se pela ilha: a Belmond gere agora o Hotel Romazzino, e marca de hoteleira de luxo de renome mundial estudam novos investimentos. A Sardenha ilustra como a riqueza se está a expandir para além dos locais de luxo já estabelecidos, redesenhando o mapa residencial deste segmento na ilha.