
Chinesa Aosheng escolheu Valongo para entrar no mercado europeu
A Aosheng vai instalar uma fábrica de componentes em fibra de carbono para pás de turbinas eólicas no parque logístico Panattoni Park, situado em Valongo. A unidade industrial representa um investimento de 17,6 milhões de euros e vai criar 200 novos postos de trabalho.
“A Panattoni Iberia, o principal promotor imobiliário logístico-industrial da Europa, acaba de anunciar o arrendamento de uma unidade de 12.492 metros quadrados no armazém sul do PanattoniPark Porto Valongo à Aosheng, empresa especializada em soluções para os sectores da energia eólica, automóvel, equipamentos médicos e eletrónica”, refere em comunicado.
“É a primeira vez que a Aosheng estabelece presença fora da China”, destaca o CEO da Aosheng, citado no comunicado. “Acreditamos que a nossa escolha sobre o Panattoni Park Porto Valongo para o desenvolvimento da nossa primeira unidade de produção internacional irá acelerar a nossa visão de melhorar os prazos de entrega para os nossos clientes na Europa, aproximando-nos e aumentando a nossa competitividade no mercado da energia eólica”, refere Johnny Xu.
O Presidente da empresa chinesa de alta tecnologia e um dos maiores fabricantes mundiais de componentes para o sector das energias eólicas, visitou Valongo no passado mês de Março acompanhado por uma delegação de membros da empresa chinesa, bem como representantes da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
O recrutamento dos novos funcionários já começou e o arranque das operações da nova fábrica está previsto para 2026.
O complexo logístico premium, com 76.170 m² de área bruta locável, é composto por dois armazéns que se adaptam às exigências das empresas mais sofisticadas do setor industrial. O armazém norte, com uma área total de 26.400 m², encontra-se totalmente arrendado. Por outro lado, o armazém sul, onde a Aosheng irá operar, com uma área de 49.697 m², ainda tem algumas unidades disponíveis com áreas entre 14.395 m² e 37.263 m².