
CascaisVilla em demolição enquanto se espera o novo projecto de Sir Norman Foster
A demolição do antigo Centro Comercial CascaisVilla já arrancou. A notícia já esperada pela maioria dos cascaenses provocou a atenção e curiosidade de todos quantos trabalham no sector imobiliário ou, de alguma forma, estão a ele estão ligados.
A razão de tanto alerta reside na total centralidade do imóvel, marcando a porta de entrada da cosmopolita Cascais; e na sua dimensão e função, ponto de encontro e de compras, durante anos, de muitos dos que vivem na bela cidade da Costa do Sol da Área Metropolitana de Lisboa. O facto de se conhecer já o autor do novo projecto suscitou ainda mais curiosidade: estamos a falar nem mais nem menos do atelier de um dos mais consagrados arquitectos mundiais: o britânico Sir Norman Foster.
Norman Foster, apesar da sua notoriedade nunca conseguiu levar por diante um projecto seu em território nacional, ele que tem a sua obra espalhada um pouco por todo o mundo. E não foi por culpa sua... Esteve à beira de o conseguir no início deste século quando projectou um belíssimo projecto para o chamado aterro da Boavista, em Lisboa, os terrenos que vão do Cais do Sodré até Santos e que delimitam a avenida 24 de Julho. O projecto gorou-se, não passou do papel, em parte porque o arquitecto teve a ousadia de sugerir uma icónica e esguia torre de quase 100 metros de altura para a sensível localização.
O ATÓLL promovido pela Prime Portugal - empresa promotora do mercado residencial premium com obras em Madrid e Lisboa e que adquiriu o imóvel em 2022 à Bain Capital Credit - , irá ocupar aquele que era o terreno do CascaisVilla. Será um edifício residencial e comercial projectado pelo atelier de Norman Foster (Foster + Partners) e deverá estar concluído em 2028.
Segundo alguma informação já revelada, “Um dos objectivos com este projecto de arquitectura será ter uma entrada de Cascais mais verde e harmoniosa, com menos carros e um edifício integrado no ambiente envolvente.
“O ATÓLL é pensado para quem valoriza a ligação à natureza, relações com significado e um design com propósito — um projecto que une sustentabilidade, criatividade e bem-estar”, afirmam em comunicado os responsáveis pela empresa do sector imobiliário PRIME, os promotores do projecto, Filippo Buffa e Federico Rosales.
Os apartamentos terão terraços que irão beneficiar da luz solar, haverá jardins botânicos e “tecnologia de última geração”. “A visão arquitectónica de Norman Foster e a dedicação de toda a equipa vão transformar a nossa região num destino verdadeiramente único”, diz, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras(PSD).