
Rui Martins, CEO do Tipy Family Group
Caminho de Futuro: o Recrutamento por Convite nas Imobiliárias
No mercado imobiliário, onde a exigência é cada vez maior e onde a qualidade e o alinhamento cultural dos consultores com as imobiliárias são cruciais, o modelo de recrutamento por convite surge como solução inovadora em comparação com outras práticas de recrutamento.
Ao invés de um recrutamento em massa por via de vagas abertas, este modelo aposta na qualidade, confiança, reputação interna e na construção de uma equipa coesa e focada na excelência.
O cerne do recrutamento por convite é a ideia de que os atuais colaboradores, que conhecem a essência e espírito da empresa, assumem a função de identificar e recomendar os profissionais nos quais, não apenas identificam a capacidade técnica necessária, como também os mesmos valores e visão.
Essencialmente, trata-se de um processo de “boca em boca” institucionalizado, que confere uma dimensão personalizada ao recrutamento de novos colaboradores, permitindo assim um melhor alinhamento com a cultura organizacional da empresa.
As vantagens deste modelo são evidentes, permitindo que as imobiliárias tenham uma abordagem mais minuciosa a possíveis colaboradores, comparativamente às contratações baseadas em currículos e entrevistas.
Desta forma, a recomendação interna opera como um selo de garantia e confiança, validando os candidatos por parte de quem já integra a imobiliária em questão.
Assim, as imobiliárias conseguem exercer um controlo de qualidade superior sobre quem virá a integrar as suas equipas, assegurando um maior compromisso com a empresa.
Por outro lado, o recrutamento por convite coloca também uma série de desafios. A dependência exclusiva de recomendações no recrutamento de novos colaboradores pode limitar a variedade de perfis disponíveis, especialmente no caso de não haver um controlo rigoroso e uma estratégia clara de seleção de candidatos.
Consequentemente, é essencial que o modelo seja transparente e que os critérios sejam claros e bem definidos, visando evitar práticas de favorecimento que possam comprometer as vantagens do modelo por convite.
Exemplos anteriores, dentro e fora do setor, revelam que quando este modelo é implementado com rigor, conhecimento e visão, consegue impulsionar consideravelmente o desempenho da equipa e a identidade da empresa em questão.
No setor imobiliário, cuja concorrência é intensa e onde cada consultor é essencialmente um embaixador da imobiliária na qual se encontra integrado, a seleção por convite apresenta-se como uma ferramenta adequada para preservar a integridade, identidade e reputação da empresa.
O recrutamento por convite é um processo seletivo que aposta na qualidade sobre a quantidade, tornando o recrutamento num processo orientado para resultados. Tendo em conta estas caraterísticas, é plausível que, à medida que o mercado se adapta às novas exigências e que a experiência dos colaboradores é valorizada, mais imobiliárias adotem este modelo de recrutamento.
Em suma, o recrutamento por convite não representa apenas uma inovação operacional em termos de recrutamento, mas também uma afirmação de valores institucionais e organizacionais.
Num setor onde as relações interpessoais e a credibilidade individual de cada consultor são cruciais para o sucesso, o modelo por convite tem o potencial para ser uma vantagem comparativa essencial para qualquer imobiliária que o implemente com sucesso.
Rui Martins
CEO do Tipy Family Group
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico