Câmara de Leiria vai reabilitar 19 casas do bairro da fábrica Maceira-Liz
A Câmara de Leiria vai reabilitar 19 casas do bairro da fábrica de cimentos Maceira-Liz, na Maceira, no âmbito de um protocolo ontem assinado com a Secil, que prevê a disponibilização das habitações a jovens casais.
Segundo o protocolo, “o Município de Leiria pretende desenvolver um projecto-piloto de habitação especialmente direccionado a famílias jovens”, em 19 habitações do bairro, “adoptando para o efeito um modelo de gestão e utilização baseado no arrendamento ou outra forma de gozo temporário, de curta duração, até ao máximo de três anos”.
Ainda de acordo com o documento, a Câmara assume, “na íntegra, a reabilitação destas habitações, pretendendo-se, desta forma, com este pequeno núcleo habitacional (…), descentralizar a pressão imobiliária da zona urbana de Leiria e servir de alavanca para o projecto próprio” da Secil “no restante bairro, com o qual o Município está totalmente disponível para colaborar”.
A autarquia garante que “a utilização habitacional do bairro [com um total de 71 casas] será, adequadamente, compatibilizada com a actividade industrial que continuará a ser desenvolvida na fábrica de cimento a que é adjacente”.
No âmbito do acordo, a Secil atribui o direito de superfície dos 19 fogos, a título gratuito, com um prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por períodos sucessivos de 10 anos.
“No prazo máximo de cinco anos, a contar da data da outorga da escritura de cedência do direito de superfície, deverão ficar concluídas todas as obras”, lê-se no documento.
O protocolo foi assinado entre o presidente da Comissão Executiva da Secil, Otmar Hübscher, e o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, no dia em que se assinalou o centenário da fábrica da Maceira-Liz.