Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Câmara de Gondomar vai construir 125 casas em investimento de 14,5M€

 

Câmara de Gondomar vai construir 125 casas em investimento de 14,5M€

21 de maio de 2025

A Câmara de Gondomar aprova hoje, quarta-feira, a construção de 125 novas casas, a custo controlado, destinadas ao arrendamento acessível, representando um investimento de 14,5 milhões de euros, anunciou o município do distrito do Porto.

O investimento é cofinanciado pelo Programa 1.º Direito – Apoio ao Acesso à Habitação, em articulação com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assinala o comunicado, precisando que as futuras habitações serão construídas em terrenos municipais.

O plano prevê a construção de dois edifícios de habitação multifamiliar, um com 54 fogos, na Rua Paulo da Gama, em Rio Tinto, e o segundo, com 18 fogos, na Rua Almada Negreiros, em Baguim do Monte, sendo que para ambos irá ser aberto concurso, lê-se na nota de imprensa.

Para além deste, serão também construídos um edifício de habitação multifamiliar com 18 fogos na Rua da Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar, em Fânzeres, e ainda dois conjuntos habitacionais em banda, um com 28 fogos na Rua Campo Alto (Belo Horizonte), e outro com sete fogos na Rua José Coelho da Silveira (Belo Horizonte), ambas em São Pedro da Cova, estando os três em fase de adjudicação da empreitada, acrescenta o comunicado.

Este projecto junta-se ao já em curso de requalificação do Conjunto Habitacional das Casas Amarelas, em S. Cosme, que contempla a criação de 24 novas habitações e um investimento de três milhões de euros.

Na mesma reunião, o executivo liderado por Luís Filipe Araújo (PS) vai votar a requalificação da zona onde antigamente existiu o Estádio da Ferraria, que se encontra devoluta, e onde o município quer construir, também, um pavilhão municipal.

Segundo a proposta, a estimativa de custos orça os 4,2 milhões de euros, avançando com um prazo de execução de 730 dias (dois anos).

O projecto prevê construir no terreno anexo ao futuro pavilhão, zonas de lazer, áreas verdes, percursos pedonais acessíveis, e infraestruturas de apoio a actividades comunitárias, culturais e recreativas, descreve a proposta a votação.

Lusa/DI