Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties
Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties, trazendo mais de duas décadas de experiência na área financeira, tendo sido distinguido em 2017 como um dos 40 líderes profissionais do futuro com menos de 40 anos, pela revista “Exame” e FAE - Forum de Administradores e Gestores de Empresas.
Iniciou a sua carreira em 2001 no departamento de análise de risco de crédito da Caixa Geral de Depósitos, tendo transitado dois anos depois para a CarHolding, onde desempenhou as funções de financial controller até 2005. Nesse ano, assume o primeiro cargo de direção de uma empresa, sendo CFO da EcoSaude. Retomou o percurso na banca em 2006, tendo desempenhado funções de direção no Banco Efisa, onde liderou diversos projetos internacionais na América do Sul e em África, passando depois para o conselho de administração do banco em 2012, tendo liderado os processos de alienação do banco e ainda uma operação de aumento de capital da instituição financeira de 100 milhões de euros.
Em 2020, foi nomeado General Manager do Banco Efisa. Entre 2012 e 2019, Bruno de Castro Henriques foi ainda membro no conselho de administração da Parvalorem e de outras empresas ligadas àquele grupo, sendo responsável pela gestão de um total de ativos de 5,3 mil milhões de euros. No seu percurso académico, Bruno de Castro Henriques tem uma licenciatura em Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics, tendo ainda frequentado cursos de gestão executiva no INSEAD e na Harvard Business School.
Na Vanguard Properties, Bruno de Castro Henriques vai liderar a área financeira da promotora imobiliária, liderada pelo CEO, José Cardoso Botelho, numa altura em que esta se prepara para concluir grandes projetos imobiliários em Lisboa, como a Infinity e a A-Tower, que correspondem a um total de 220 apartamentos. Além do início da comercialização da ‘Muda Reserve’, também a primeira grande fase do desenvolvimento do projeto ‘Terras da Comporta’, que consiste nas obras de infraestruturas dos loteamentos ‘Torre’ e ‘Dunas’, está praticamente concluída, prevendo-se a abertura do primeiro campo de golfe em outubro deste ano.
Para José Cardoso Botelho, “a Vanguard Properties conta nos seus quadros com mais de 60 profissionais muito qualificados que fazem da empresa uma referência no setor imobiliário nacional. O Bruno de Castro Henriques, com a sua experiência e as suas competências é um grande reforço para a equipa da Vanguard Properties e vai ajudar-nos a enfrentar os desafios que o setor está a enfrentar”.
Bruno de Castro Henriques, salienta que “o convite que o José Cardoso Botelho me endereçou para ingressar numa empresa com a reputação como a da Vanguard Properties, sendo a principal promotora imobiliária do país, era irrecusável. Será um enorme motivo de orgulho poder acompanhar de perto a evolução de projetos estruturais que a Vanguard Properties está a desenvolver, nomeadamente na Comporta”.
De recordar, que neste momento, a promotora imobiliária está a desenvolver 22 projectos em Portugal num investimento total a rondar os 1.2 mil milhões de euros.