![](http://static.diarioimobiliario.pt/image/resize/631x394_crop/dimo/2023/10/26/c-wfp-imagem-in-world-food-programa-onu-653a90246f193462624948.jpg)
© WFP Imagem in World Food Programa - ONU
Autoridade Palestiniana afirma que bombardeamentos destruíram 200 mil casas em Gaza
O ministro das Obras Públicas da Autoridade Nacional Palestiniana afirmou hoje que cerca de 200 mil casas foram parcial ou totalmente destruídas pelos bombardeamentos israelitas em Gaza desde o início da guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas.
“Os bombardeamentos da ocupação [de Israel] eliminaram famílias inteiras, apagaram bairros, áreas e comunidades residenciais”, para além de provocarem a destruição “de instalações, incluindo hospitais, locais de culto, padarias, postos de gasolina, mercados e escolas”, acusou Mohamed Ziara, membro da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), com poder limitado na Cisjordânia ocupada e sem controlo sobre Gaza.
Nos últimos dias, o Governo de Gaza, controlado pelo Hamas, garantiu que cerca de 50% das casas da Faixa foram danificadas pelos ataques israelitas e que pelo menos 28 mil prédios desabaram ou ficaram completamente inabitáveis.
Os bombardeamentos são consecutivos desde 07 de Outubro – data em que o Hamas lançou um ataque no território israelita provocando mais de 1.400 mortos e fazendo 220 reféns -, afectando e também destruindo as infraestruturas civis da Faixa, incluindo hospitais, escolas e mesquitas onde centenas de milhares de palestinianos se têm refugiado.
De acordo com o gabinete de informação do Governo de Gaza, mais de 7.000 habitantes de Gaza foram mortos pela ofensiva israelita.
Lusa/DI