Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Arquitecto Joaquim Moreno é o curador geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2028

Joaquim Moreno - Fotografia © Pedro Sadio e Trienal de Arquitectura de Lisboa

Arquitecto Joaquim Moreno é o curador geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2028

17 de dezembro de 2025

O arquitecto e curador Joaquim Moreno foi nomeado curador geral da próxima edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, marcada para o Outono de 2028, anunciou a organização.

Em comunicado, o presidente da Trienal de Arquitectura, José Mateus, explica que Joaquim Moreno (Luanda, 1973) foi escolhido por ser “um exímio trabalhador em equipa” e pela “elevada exigência, espírito crítico, singularidade e densidade do pensamento”.

Joaquim Moreno tem trabalho de investigação “sobre as relações entre arquitectura e exposições, media, pedagogia e energia”. É professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e director do Mestrado Integrado em Arquitectura, segundo nota biográfica divulgada.



Logotipo da Trienal



Abrindo um novo ciclo na Trienal de Arquitectura, Joaquim Moreno fica encarregado da curadoria da oitava edição, em 2028, tendo até lá “um espaço raro para a experimentação e consolidação da proposta curatorial”.

A sétima Trienal de Arquitetura de Lisboa decorreu este ano entre 02 de Outubro e 08 de Dezembro, com curadoria de Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino e sob o tema “How heavy is a city?” ("Quão pesada é uma cidade?", em tradução livre).

O coração do programa deste ano assentou em três exposições - "Fluxes", no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, "Spectres", no Museu do Design, e "Lighter", no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB) – elas próprias linhas de investigação com uma forte componente multimédia e multidisciplinar, e desenho expositivo de Fernando Brízio.

A Trienal de Arquitetura, produzida por uma associação sem fins lucrativos, tem como missão "promover a investigação, encorajar o debate e inspirar a transformação através da Arquitectura", como está descrito na sua página oficial.



Fachada do Palácio Sinel de Cordes, sede da TAL. Fotografia de © FG+SG