CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Messe de Oficiais no Palácio de Barbacena - Santa Clara Lisboa

Antigos edifícios do Exército reconvertidos em habitação a custos baixos para militares - diz ministro

5 de agosto de 2024

Os edifícios da messe militar e das Oficinas Gerais de Fardamento do Exército (OGFE) em Lisboa vão ser recuperados e reconvertidos em alojamento para habitação de militares, a “custos baixos”, anunciou o ministro da Defesa, em entrevista à Lusa.

Nuno Melo referiu os edifícios e espaços históricos como a messe militar de Lisboa, no Campo de Santa Clara, e as OGFE, afirmando que é património que está degradado e será recuperado e reconvertido “para dar condições de alojamento a custos racionais” aos militares.

Sem apontar para já datas ou valores concretos do projecto – contemplando maioritariamente tipologias 1 e 2 - o governante disse que esses dados serão conhecidos “a muito curto prazo”, acrescentando que também na cidade do Porto haverá oferta de habitação para militares no mesmo modelo.

“Serão sempre muitos milhões, mas nós estamos a falar sempre numa perspectiva de investimento”, disse o ministro, assegurando que a propriedade daqueles espaços ficará na esfera das Forças Armadas e, em particular, nos dois casos que referiu, no Exército.


Antigas Oficinas Gerais de Fardamento do Exército (OGFE) - Santa Clara


“Quando falamos da messe de Lisboa, nós estamos a falar num edifício histórico extraordinário, com frescos e pinturas notáveis que estão em perigo pelo estado decrépito dos telhados, de madeiras e de caixilharias, ou seja, que impõem uma intervenção urgente”, frisou.

Os projectos para a recuperação e reconversão de edifícios militares em habitação visam beneficiar militares, e suas famílias, que desempenham ou venham a desempenhar funções nos grandes centros, como Lisboa e Porto, onde “é muito caro” conseguir arrendar uma casa.

Entrevistado no seu gabinete, no edifício do Ministério da Defesa, ao Restelo, em Lisboa, Nuno Melo considerou que o aumento do suplemento de residência, aprovado recentemente em Conselho de Ministros, já foi um “passo relevante na ajuda aos militares” nesta área da habitação, mas “não invalida um problema estrutural”.

“Esperamos nós, e agora se verá nessa avaliação futura, ajudar a combater os problemas de recrutamento e de retenção” de militares nas Forças Armadas, disse.


O histórico edifício do Palácio de Barbacena

O edifício messe de oficiais de Santa Clara, em Lisboa, foi mandado construir no segundo quartel do séc. XVIII, pelo 4º Visconde de Barbacena, Luís Xavier Furtado de Mendonça, segundo projecto do arquitecto Manuel da Costa Negreiros.

Mais tarde foi residência Patrialcal, Hospital Militar, até que, em 1925, acolheu a Messe Militar, que aí permanece actualmente.

De arquitectura barroca, a sua fachada voltada para o Campo de Santa Clara exibe o brasão dos Barbacenas.

No interior merece destaque o património azulejar setecentista da portaria, da escadaria principal e de algumas salas, onde estão representadas cenas de género, de paisagem e de caça.

Lusa/DI