CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Comporta

Americanos impulsionam a procura no mercado de luxo em Portugal

19 de março de 2025

A Comporta é actualmente o mercado mais exclusivo do país no que diz respeito à disponibilidade de propriedades de luxo, com um aumento da procura por parte de expatriados americanos nos últimos meses, revela o estudo da eXp Portugal.

De acordo com o último estudo da rede de mediação imobiliária, Lisboa viu os valores imobiliários de luxo crescerem 4,2% durante o primeiro semestre de 2024 e prevê-se que o mercado português como um todo cresça 5,8% em 2025, contra um declínio de 2,5% no mercado da UE em geral.

Prevê-se que este crescimento seja, em parte, impulsionado por expatriados dos Estados Unidos da América, com relatos generalizados de que a reeleição de Trump fez com que muitos olhassem para a Europa como uma alternativa de residência.

Embora Lisboa continue a ser um destino de eleição, a análise da eXp Portugal mostra que, no mercado actual, apenas 21% das casas listadas na Área Metropolitana de Lisboa estão no mercado por 1 milhão de euros ou mais - embora ostente o maior número de imóveis de luxo em termos de volume absoluto, com 7.854 imóveis listados.

Quando se trata do mercado imobiliário mais exclusivo, no que diz respeito às oportunidades imobiliárias disponíveis, a Comporta lidera a tabela. A análise da eXp Portugal mostra que, em toda a região costeira, 60% de todas as propriedades actualmente listadas para venda ostentam um preço pedido de 1 milhão de euros ou mais.

A área tem sido um destino de eleição para os ricos e famosos, com o designer de moda Christian Louboutin a chamar a esta região de sua casa, com a mistura única de arquitectura tradicional alentejana e contemporânea a proporcionar uma oferta única para os investidores.

O Algarve também continua a ser uma das áreas mais exclusivas do mercado imobiliário português, com 27% de todas as casas atualmente listadas para venda a 1 milhão de euros ou mais, com a ilha da Madeira logo atrás, onde 26% das propriedades têm um preço de 1 milhão de euros ou mais.

"Embora a possibilidade de obter residência portuguesa através do investimento imobiliário tenha terminado há muito tempo, o nosso país continua a ser um destino de eleição para investidores de todo o mundo e, mais recentemente, temos assistido a um interesse crescente por parte de expatriados dos Estados Unidos da América.

Naturalmente, as zonas tradicionalmente procuradas por estes investidores continuam a ser atractivas, mas também se assiste a uma procura crescente de casas de luxo em zonas como Braga, Aveiro e Évora e as perspectivas para o mercado como um todo são extremamente positivas, prevendo-se um forte crescimento ao longo deste ano.

A posição estratégica de Portugal, o clima mais favorável, as políticas fiscais atractivas e as taxas de criminalidade mais baixas continuam a ser algumas das principais razões para o aumento da procura por parte de investidores estrangeiros, mas as prioridades destes investidores mudaram certamente, com muitos a darem maior importância à sustentabilidade e às caraterísticas ecológicas das propriedades.", refere João Miguel Louro, director da eXp Portugal.