Amadora: painel de Vhils homenageia fotógrafo Alfredo Cunha
A obra "Honrar quem trabalha" da autoria de Alexandre Farto, conhecido artísticamente como Vhils, vai integrar a fachada do edifício dos Paços do Concelho da Amadora, numa homenagem ao trabalho de Alfredo Cunha que, através da sua lente, cobriu a Revolução dos Cravos, preservando momentos efémeros, e eternizando a essência de uma nação em transformação.
O evento de inauguração está agendado para as 9h30 do dia 25 de Abril, e faz parte do programa de celebração de meio século de liberdade e democracia em Portugal, pelo Município da Amadora.
Composto por mais de 4.000 azulejos dispostos numa área de 88 m2, através de uma técnica em azulejo vidrado desenvolvida pelo artista português, o painel recria uma imagem captada por Alfredo Cunha, durante uma manifestação em Agosto de 1975, na qual foi devolvida ao povo a possibilidade de lutar por melhores condições. Tem como principal protagonista um trabalhador da Sorefame, localizada na Amadora.
A interpretação contemporânea de Vhils, surge a partir de um desafio lançado pelo fotógrafo, e traz a fotografia de Alfredo Cunha do passado para o presente num salto de 50 anos, através de uma peça intemporal que se transformará numa paisagem urbana da primeira 'Cidade que Nasceu de Abril'.
Concebido para a Câmara Municipal da Amadora, este projeto pretende ser um espaço de reflexão e apreciação, e destaca a importância de preservar e reinterpretar as narrativas visuais que moldaram a identidade portuguesa, convidando o espectador a mergulhar na história e na alma de Portugal.
Da música à arte urbana, do cinema à poesia, o Município da Amadora preparou um programa para celebrar os 50 anos de democracia em Portugal e na "Cidade que Nasceu de Abril".
Entre as várias iniciativas agendadas destaque para a Exposição 25 de Abril de 1974, Quinta-feira de Alfredo Cunha (patente na Galeria Municipal Artur Bual até ao dia 23 de junho), a 35ª edição do prémio José Afonso, a 26 de Abril, o 12º Amadora Jazz 2024, de 9 a 12 de maio, os espectáculos: 'Caras de Espelho em Concerto' e 'Carlão', a 14 de Setembro, 'Os Portugueses' de Rodrigo Leão, dia 15 de Setembro, e ainda a edição 2024 da Amadora BD, que decorre de 17 a 27 de Outubro (este ano dedicada aos personagens e autores cujos ideais e temáticas se cruzam com os da Revolução dos Cravos).