Alojamento Local: GuestReady regista recorde de reservas mas alerta para os custos elevados
A empresa de gestão de alojamento local anuncia um aumento de 20% de reservas no primeiro semestre em comparação com o ano passado, estabelecendo um novo recorde. No entanto, alerta para os custos elevados que podem comprometer os resultados do Verão.
Nos primeiros seis meses, o crescente número de reservas GuestReady acompanha o crescimento de portfólio de Alojamento Local (AL) da empresa, um cenário que também agora se mantém positivo: para Agosto, a empresa regista já uma ocupação superior a 90%.
Segundo a GuestReady, em média, o turista em Portugal fica hospedado em AL quatro noites – uma ligeira subida em comparação com 2022. O perfil do turista mais comum é um casal que viaja sem crianças, e a nacionalidade mais recorrente é a francesa. Os restantes turistas que mais reservaram em AL são portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, norte-americanos e brasileiros.
Os dados da GuestReady confirmam os valores divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística: 2023 está a assinalar valores recorde do turismo em Portugal. A empresa também confirma que os preços de hospedagem este ano estão ligeiramente acima de 2022, ou seja, que as férias em Portugal estão mais caras.
Apesar do cenário aparentemente favorável para os gestores de AL, a GuestReady alerta que o aumento de custos de gestão poderá levar a que os resultados das férias do verão não correspondam às altas expectativas do sector. O preço ligeiramente mais caro das reservas é também um reflexo desse aumento dos custos, mas esta alteração de preço não acompanha, e poderá não compensar, a evolução da inflação para os operadores.
A GuestReady, presente em sete países, assinala ainda uma retração de 3% de ocupação nas reservas na Europa, um reflexo da inflação e do aumento de custo de vida. Esta retracção ainda não se verifica em Portugal, que continua a registar números positivos, mas o país não está imune a esta realidade: desde junho que se registou uma ligeira quebra no número de reservas face às previsões do setor.
“O mercado do turismo em Portugal está a crescer, a ocupação é elevada e registamos um número recorde de reservas nos primeiros seis meses do ano,” explica Rui Silva, Managing Director da GuestReady em Portugal. “Mas é enganador afirmar que o verão de 2023 está a ser o melhor de sempre para o Alojamento Local no nosso país: a oferta é cada vez mais diversificada, a competitividade está a aumentar e os custos da gestão a subir, o que está a retirar o lucro ao proprietário individual. O sector tem que estar alerta para o aumento progressivo destes custos, e não podemos deixar de nos focar na sustentabilidade para um contínuo crescimento do turismo em Portugal”.