Agência Internacional de Energia elogia Portugal
A Agência Internacional de Energia (AIE) reconheceu Portugal como modelo a seguir na implementação dos Certificados de Desempenho Energético (EPCs) durante a 9ª Conferência Global Anual sobre Eficiência Energética, realizada em Nairobi, Quénia, entre 21 e 22 de maio.
O Kit de Ferramentas de Política de Eficiência Energética 2024 da AIE, entregue no encontro de Nairobi, destaca os Certificados Energéticos, geridos pela ADENE, como de alto nível. Segundo esta Agência, o modelo português demonstra o valor dos certificados energéticos como ferramentas de incentivo à eficiência energética, porque promovem reformas que economizam energia e reduzem os custos.
Portugal esteve assim em destaque na Conferência sobre Eficiência Energética, que reuniu destacados líderes governamentais, empresas e sociedade civil de todos os continentes e que contou com a presença do Presidente da ADENE, Nelson Lage, em representação do Governo português.
Na reunião ministerial de Alto Nível, desta quarta-feira, 22 de maio, o Presidente da ADENE, destacou a importância da transição energética para a Europa e para o mundo, numa altura em que "vivemos um momento crucial da nossa história, onde as escolhas que fizermos hoje vão definir o futuro das nossas sociedades e do planeta”.