Parque Metropolitano da Biodiversidade vai nascer no Seixal
Nesta primeira fase, este parque contará com uma área de 7 hectares. No futuro, abrangerá uma área superior a 400 hectares, pelo que será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.
Perto das praias e em estreita ligação com a vizinha mata da Quinta da Apostiça, com as suas lagoas, flora e outros interesses naturais, o parque será dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal. Terá suporte para bicicletas, delimitação do estacionamento, iluminação solar com tecnologia LED e também um Espaço de Educação Ambiental, bem como equipamentos de apoio, instalações sanitárias, sala multiusos e um miradouro.
Neste momento, decorrem os trabalhos de execução de rede de abastecimento de água, electricidade, sinalética, vedações; fundações para a implantação do mobiliário urbano.
Com um investimento municipal superior a 547 mil euros, "este novo parque, pela sua localização e área naturalizada, será um espaço de excelência para o usufruto por parte da população. Numa zona tranquila, em contacto harmonioso com a natureza, valoriza também as componentes de educação, divulgação e observação da natureza e da biodiversidade, promovendo, desta forma, atitudes positivas ao nível da ecologia e da proteção ambiental", salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.