CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viana do Alentejo: Reabilitado Palácio de Alcáçovas

7 de setembro de 2016

Foi inaugurada oficialmente a reabilitação do Palácio das Alcáçovas, no dia em que se celebraram 537 anos (4/9/1479) sobre a assinatura, neste local, do Tratado que dividiu entre Portugal e Castela o novo mundo das Descobertas.

Nele viveu D. João II — talvez o mais eminente e maior estadista da monarquia portuguesa, que fez do palácio de Alcáçovas, sua residência —, mas que também acolheu o rei D. Dinis, a Rainha Santa Isabel, D. Nuno Álvares Pereira (Santo Condestável), o Duque de Bragança neto do Condestável, o Marquês de Montemor, e D. Fernando Henriques, o Castelhano que apoiou os Portugueses na guerra contra Castela.

Embora denominado como Paço dos Henriques, os senhores de Alcáçovas, o palácio ficou conhecido como Paço Real, tal o número de monarcas que nele pernoitaram ou residiram, tendo chegado a ser residência real oficial no séc. XIV.

A intervenção de reabilitação prolongou-se por cerca de 18 meses, tendo ascendido a mais de 2 milhões de euros, comparticipada pelo INALENTEJO – Programa Operacional do Alentejo, cofinanciado pelo FEDER em 85%. O edifício estava em avançado estado de degradação e a intervenção de que foi alvo recuperou também o espaço anexo e envolvente como o Paço Residencial, a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição e Jardim das Conchas e ” Horto do Paço”.

O palácio agora recuperado é palco das muitas iniciativas culturais que decorrem no concelho de Viana do Alentejo, uma jóia da arquitectura portuguesa e um marco na história de Portugal e do mundo. Também um património inestimável do Turismo da região alentejana.