




Santarém: Catedral e Museu recebem Prémio Europa Nostra
A Catedral de Santarém e o Museu Diocesano são os vencedores do Prémio Europa Nostra 2016, da União Europeia, na área de conservação.
Este prémio anual da União Europeia, anunciado em abril, é a mais alta distinção na Europa, no campo do património histórico e cultural, segundo a organização.
Para o júri do Prémio Europa Nostra, "a alta qualidade da conservação da arte e da arquitectura [da catedral de Santarém e do museu] é uma realização impressionante, especialmente quando se considera a abrangência do trabalho que precisava ser feito".
O projecto multidisciplinar envolveu especialistas das áreas de química, biologia, radiologia, fotografia e história.
Na atribuição do prémio, o júri destacou "o compromisso [dos conservadores] em utilizar técnicas de construção tradicionais que asseguram uma restauração fiel da arquitectura e da colecção de arte sacra", além da "harmonia na combinação bem-sucedida dos diferentes elementos".
O trabalho faz da Catedral de Santarém um "excelente modelo para a rede mais ampla de catedrais que se encontram por todo o país", frisou o júri.
O prémio resulta de uma parceria entre Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europa Criativa, e a Europa Nostra, uma organização que representa 250 organizações não-governamentais, 150 organizações associadas e 1.500 membros individuais, em mais de 50 países, com a missão de proteger o património e paisagens culturais na Europa.
O Europa Nostra é atribuído anualmente a projectos que contribuam para preservar e estudar o património europeu, e para sensibilizar os cidadãos para o seu valor e impacto na economia.