



Porto: Câmara distingue 3 projectos de reabilitação
A Câmara do Porto atribuiu o Prémio João de Almada 2017 ao edifício Boavista na Categoria de Edifícios Residenciais. Na Categoria de Edifícios Não Residenciais, o prémio foi atribuído ex-aequo à Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e à Academia Contemporânea do Espectáculo/Teatro do Bolhão pela reabilitação do edifício Palácio do Bolhão.
A arquitecta Joana Leandro de Vasconcelos (Atelier in.Vitro) é a responsável pelo projecto de reabilitação do edifício Boavista, enquanto os arquitectos José Manuel dos Santos Gigante e Álvaro Siza Vieira são os autores dos projectos do Palácio do Bolhão e da Universidade Católica.
O Prémio João de Almada - atribuído bienalmente e criado em 1988 pela Câmara Municipal da cidade do Porto – pretende, desde a sua criação, distinguir os arquitectos e os proprietários que melhor tenham reabilitado edifícios representativos do património arquitectónico da cidade.
Ao prémio foi dado o nome de João de Almada e Melo – cidadão que viveu no século XVIII e teve um papel de destaque no urbanismo da cidade do Porto.