CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

Ordem da Trindade inicia reabilitação do seu património investindo mais de 10 M€

14 de julho de 2020

A Ordem da Trindade, instituição privada de solidariedade social localizada no Porto, iniciou em Fevereiro, a reabilitação das suas principais estruturas, num projecto que visa reabilitar todo o conjunto edificado da Ordem da Trindade, com uma particular atenção na remodelação do Hospital, dotando-o de melhores condições estruturais e meios técnicos de vanguarda, que permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados e a capacidade de resposta.

O projeto arquitetónico é da autoria da Architailors e a construção foi adjudicada à Grow Engineering. A obra estará finalizada em Maio de 2021.

Será ainda aumentada a capacidade da Unidade de Cuidados Continuados (a única inserida no concelho do Porto) em mais 30 camas, disponibilizando aos portuenses uma inovadora Unidade de Cuidados de Convalescença, voltada para a Estação do Metro da Trindade. Serão ainda recuperadas todas as coberturas e panos das fachadas sendo ainda feita uma intervenção impactante na reabilitação dos espaços exteriores, com uma preocupação acrescida nas questões de mobilidade e acessibilidade dos cidadãos. 

Numa segunda fase, será a Igreja da Trindade que sofrerá obras de beneficiação e de consolidação estrutural e integrará, juntamente com um percurso museológico a definir e a construir, o futuro Museu da Igreja da Trindade, com utilização de soluções tecnológicas digitais, mas que também incluirá o extraordinário acervo de arte sacra com 265 anos de história. 

“Não poderíamos prever que iniciaríamos as obras à porta de uma pandemia, mas ficamos orgulhosos por termos conseguido conciliar as medidas de segurança com este projecto, que tem alterado temporariamente a logística de funcionamento de alguns dos espaços”, revela Francisco Miranda Duarte, Director Geral da Ordem da Trindade.  

 O investimento total será dividido em dois blocos: o da reabilitação foi estruturado a partir de uma linha IFRRU negociada com o BPI com uma maturidade de 20 anos (tratando-se de um dos maiores projectos IFRRU em Portugal e o maior da zona Norte do país) o do equipamento parte de uma linha JESSICA com maturidade de seis anos.

 “Graças a rigorosos procedimentos de segurança e higiene, a Ordem da Trindade não conta, até à data, com nenhum caso de coronavírus, algo que se deve em parte ao árduo e meticuloso trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que lá trabalham, que têm seguido as rigorosas medidas de contingência implementadas. Além de material de protecção e higienização, bem como maior número de equipas responsáveis pelas limpezas do espaço, foi implementada a rotação de equipas e uma remuneração extraordinária para profissionais de saúde, que apesar de ter sido um esforço financeiro para além do esperado, era necessário”, completa Francisco Miranda Duarte. 

Actualmente a Ordem da Trindade tem um património composto pela Igreja da Trindade, o Hospital da Trindade (que integra valências de Bloco Operatório, Internamento, Consulta Externa, Atendimento Programado, Hospital de Dia, Imagiologia e Laboratório de Análises), a Farmácia Comunitária, a Unidade de Cuidados Continuados (actualmente com capacidade para 45 doentes) e a ERPI (com capacidade para 21 utentes).