CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Igreja do Pópulo em Braga foi reabilitada

4 de fevereiro de 2022

A obra de reabilitação da Igreja do Pópulo, em Braga, um investimento de um milhão de euros que teve como objectivo principal travar as infiltrações de água, vai ser inaugurada amanhã, sábado.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte refere que o investimento foi financiado em 85% por fundos europeus, através do programa Norte 2020.

“O edifício apresentava, antes da intervenção, severas condições de conservação, sobretudo ao nível das coberturas, torres, fachadas, pisos, tetos, caixilharia, balaustrada do coro alto e caixa do órgão”, acrescenta.

A igreja esteve em obras durante cerca de dois anos, sendo que durante seis meses esteve fechada ao culto.

Entretanto, já reabriu, há cerca de três meses, estando agora a decorrer os trabalhos finais.

Além da renovação total da cobertura e da requalificação do interior e exterior, a empreitada incluiu a instalação de um sistema anti-pombos.

Também os sistemas eléctrico e de som foram renovados.

Segundo a CCDR-Norte, a Igreja do Pópulo está inserida no roteiro do património religioso de Braga e assume-se como “um símbolo” da arquitectura religiosa da cidade, sendo “uma das igrejas mais visitadas diariamente, devido ao seu elevado interesse turístico”.

A construção do templo foi iniciada em 1596, mas prolongou-se até ao século XIX.

Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834), o conjunto, composto pela igreja e por um convento, transitou para as mãos do Estado.

A partir de 1841, as dependências do convento passaram a acolher um Regimento de Infantaria.

Desde 1996, albergam alguns dos serviços da Câmara Municipal de Braga.

Lusa/DI