CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Com 424 milhões de euros Santander é líder de financiamento no IFRRU 2020

28 de março de 2022

O Santander é o Banco que concedeu mais financiamento no âmbito do programa IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, tanto no número de contratos efectuados, como ao nível de montante atribuído.

Até final de fevereiro de 2022, o Santander financiou 217 projetos, ou seja 57% do total das operações realizadas pela banca. Em termos de montante, os projectos apoiados pelo Banco tiveram um financiamento total de 424 milhões de euros, 51% do valor contratado pelo setor. Destes, 63 das obras já estão concluídas.

O ano de 2021 foi o melhor de sempre para o IFRRU 2020. Ao longo deste período, o Santander efectuou 52 contratos, que somaram na sua totalidade um valor de 124 milhões de euros. Em 2022, o Banco já celebrou 15 contratos, num montante total de 43 .milhões de euros.

A aposta na eficiência energética é uma das características deste programa, tendo as operações apoiadas de contribuir para um aumento do desempenho energético do imóvel reabilitado. Antes da requalificação, apenas 2% dos projetos apoiados pelo Santander apresentam uma classificação energética de A+, A- ou B. Após a sua conclusão, a percentagem sobe para os 76%.

Segundo a instituição bancária, o Santander tem sido também a instituição com maior diversificação geográfica, tendo o seu apoio já chegado a 68 concelhos do país.

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro composto por empréstimos hipotecários, que pretende apoiar projectos de reabilitação e revitalização urbanas, e de eficiência energética, em todo o território nacional, em áreas definidas como prioritárias por cada Câmara Municipal. O prazo de candidaturas decorre até 31 de Dezembro de 2023.

O Santander aderiu ao Instrumento desde a data em que foi lançado – no final de 2017 – sendo o Banco com o maior lote de financiamento da banca, 53% do total disponível, num valor total de 767 milhões de euros.