CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Câmara de Lamego reabilita Torre dos Figos no Bairro do Castelo

24 de janeiro de 2022

A Torre dos Figos, situada no Bairro do Castelo de Lamego, vai ser transformada num novo polo de dinamização cultural e turística da cidade, anunciou hoje a autarquia.

"Este investimento municipal integra um processo de regeneração mais abrangente, iniciado em 2007, com o projecto Viver Lamego e as parcerias para a regeneração urbana, que trouxeram uma nova vida à cidade, a nível paisagístico e urbanístico", explica o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes (PSD).

A reabilitação da Torre dos Figos acontece no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num investimento superior a 381 mil euros.

Com o projecto de regeneração urbana Viver Lamego, a autarquia conseguiu dar "uma nova dinâmica cultural e social ao Bairro do Castelo, na sequência da reabilitação de vários edifícios de elevada qualidade patrimonial".

 

De Torre Militar a Casa da Câmara…

O castelo e a cisterna (dois monumentos nacionais) e o Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos mereceram especial atenção da autarquia. Este "museu polinucleado que conta as diversas histórias da multimilenar cidade de Lamego" ganhará um novo polo após as obras na Torre dos Figos.

A Torre dos Figos teve diversas utilidades ao longos dos tempos. Foi Torre Militar Albarrã e, posteriormente, Casa da Câmara (entre o século XIV e o século XIX). As sucessivas intervenções acabaram por desvirtuar o traçado inicial da torre, autenticidade que o projecto agora de reabilitação pretende preservar e enaltecer.

Segundo a autarquia, atendendo ao seu "elevado valor patrimonial, o projecto de arquitetura vai recuperar e regenerar a sua estrutura, fazendo a passagem do uso militar para o uso cívico".

"Mais acima, outra intervenção do município de Lamego está a reabilitar a antiga Casa do Horto, um edifício até há bem pouco tempo também votado ao abandono", acrescenta.

O projecto de reabilitação da torre é do atelier de Belém Lima, já ele responsável pela reabilitação do Solar da Porta dos Figos, na cidade, e um dos selecionados em 2017 ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da UE - Mies van der Rohe.

Lusa/DI