Portugal: O melhor país europeu e o 3º no mundo como destino para viver e trabalhar
Taiwan, Vietname, Portugal, México, Espanha, Singapura, Bahrein, Equador, Malásia e República Checa são os melhores destinos para os estrangeiros em 2019. Somos o país com mais qualidade de vida do mundo, um custo de vida baixo e uma fácil integração para expatriados.
Este ranking é produzido pela InterNations, a maior comunidade de expats do mundo com 3,6 milhões de membros, e que publica o seu estudo Expat Insider pelo sexto ano consecutivo. Com mais de 20.000 participações, é um dos estudos mais extensivos sobre a vida e trabalho no estrangeiro, partilhando informação sobre a vida de expat em 64 países. O estudo oferece informação detalhada sobre a satisfação destes com qualidade de vida, facilidade de integração, vida profissional, finanças pessoais, custo de vida e vida familiar nos seus respectivos países de residência.
Portugal aparece em 3.º na lista de 64 países do estudo Expat Insider 2019, tornando-o o melhor país para expats da Europa. Estes estão particularmente satisfeitos com a excelente qualidade de vida (1.º), a facilidade de integração (4.º) e o seu custo de vida baixo (8.º). No entanto, Taiwan e Vietname classificam-se melhor que Portugal a uma escala global: estes países atraem expats pela facilidade de integração e boas finanças pessoais.
Enquanto os expats em Taiwan estão também extremamente satisfeitos com a sua qualidade de vida, no Vietname apreciam a sua ótima vida profissional. No outro extremo do ranking, o Kuwait (64.º em 64), Itália e Nigéria são os piores destinos para expats em 2019. O Kuwait é o país onde os expats têm mais dificuldade em se integrar, já a Itália oferece a pior vida profissional, e a Nigéria a pior qualidade de vida do mundo.
De acordo com o estudo Expat Insider 2019, Portugal oferece uma excelente qualidade de vida (1.º a nível mundial) e um “estilo de vida descontraído”, como destaca um expat britânico. É um dos melhores países do mundo para atividades de lazer (2.º): mais de quatro em cada cinco expats (83%) estão satisfeitos com a socialização e atividades de lazer disponíveis (vs. 65% globalmente), e quase todos os expats (95%) classificam de forma positiva o clima e tempo do país (vs. 61% globalmente).
Para além disso, Portugal classifica-se, pela terceira vez consecutiva, no top 5 de destinos para expats de fácil integração (4.º em 2019). Neste índice, aparece mesmo em primeiro na subcategoria Sentir-se em Casa, com 83% dos inquiridos a acharem fácil estabelecer-se no país (vs. 59% globalmente). Ajuda o facto de 91% dos expats considerarem os portugueses geralmente amigáveis (vs. 68% globalmente). Portugal assegura também um lugar no top 10 de países na categoria Custo de Vida (8.º lugar; 83% satisfeitos vs. 47% globalmente), embora não partilhe o pódio no que toca a trabalhar no estrangeiro (35%). Os expats estão insatisfeitos com as suas perspectivas de carreira (50.º) e com a segurança de emprego (47.º). Apenas metade dos inquiridos (46% e 51%) classificam estes factores positivamente (vs. 55% e 59% globalmente).