Porto tem mais 6 hectares de Parque Urbano
Os seis hectares de área verde situam-se junto ao Campus Universitário da Asprela e apresenta-se como um ponto de ligação de todo o campus, unindo várias faculdades da Univerdade e institutos do Politéctico da cidade, para além de toda a zona habitacional envolvente. O Parque Central da Asprela, assim se designa, foi criado por iniciativa da Câmara do Porto em estrita ligação coma a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico da Invicta e está aberto à população.
Os seis hectares de paisagem possuem “espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados, ribeiras e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida”.
O parque, como refere o portal do município presidido pelo independente Rui Moreira, “recorre às soluções de base natural (Nature Based Solutions), permitindo que, em períodos de chuvas muito intensas, o espaço se torne numa grande bacia de retenção, com capacidade para 10 mil metros cúbicos de águas pluviais. Assim, será possível impedir inundações, nomeadamente na linha de metro. Ao mesmo tempo, é garantida a regularização fluvial da Ribeira da Asprela, com uma extensão total de 594 metros”.
Os terrenos, há décadas abandonados, pertenciam à Universidade do Porto, e havia invadidos por espécies infestantes e lixo para ali atirado.
As obras do novo Parque Central arrancaram no Verão de 2020.