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Brico Depôt Iberia com os melhores resultados da sua história em 2021

 

Brico Depôt Iberia com os melhores resultados da sua história em 2021

23 de março de 2022

Em 2021 a Brico Depôt Iberia registou os melhores resultados da sua história, com um aumento do lucro de 240% e um crescimento nas vendas de 23,3% face ao ano anterior, para 428 milhões de euros.

Da mesma forma, os benefícios da empresa também registaram um aumento considerável, com um aumento do lucro de retalho de 240,3%, situando-se em 14,6 milhões de euros, valor bastante acima dos quatro milhões de euros que a empresa obteve em 2020. Os resultados mostram um excelente ano que, apesar de marcado por alguma instabilidade mundial, a empresa conseguiu superar em muito os resultados dos últimos anos.

O CEO da Brico Depôt Iberia, Mike Foulds, destacou que “os resultados alcançados este ano na Península Ibérica são fruto do compromisso de todos os colaboradores que compõem a Brico Depôt, seguindo com a estratégia de liderança em preço, gama adequada e aceleração do e-Commerce que iniciámos há dois anos”. Da mesma forma, o CEO da empresa quis destacar “o magnifico trabalho que as nossas equipas em Espanha e em Portugal têm vindo a desenvolver, fazendo um grande esforço para garantir stock para os nossos clientes num ambiente mundial complicado”. E afirma que “tem sido fantástico receber de volta nas lojas os nossos clientes habituais e também aqueles que nos visitam pela primeira vez confiando nos nossos produtos”.

Olhando para 2022, Mike Foulds assegurou que com os avanços estratégicos e as inovações que estão a ser implementadas “encaramos os próximos meses com grande entusiasmo, focados em continuar a oferecer a melhor relação qualidade preço e a dar cobertura com sucesso a todos os nossos clientes, tanto nas nossas lojas, como através do nosso canal de e-Commerce e da nossa app Brico & Go, e continuaremos a trabalhar na nossa transformação, com o desejo de lançar vários projectos e assim continuar a proporcionar aos nossos clientes, profissionais e particulares, um serviço ágil ao melhor preço”.

Por seu lado, o director financeiro da Brico Depôt Iberia, Eduardo López, avaliou a rentabilidade do negócio, bem como o potencial da estratégia do Grupo. “Estamos muito satisfeitos com os bons resultados financeiros deste ano. 2021 foi um ano de adaptação a um ambiente macroeconómico e geopolítico incerto, e a evolução dos mercados em Espanha e em Portugal foi muito marcada pelas diferentes restrições que vigoraram nos dois países no início do ano. Apesar dos obstáculos, conseguimos aumentar o lucro de retalho na Península Ibérica para 14,6 milhões de euros”.

A Brico Depôt Iberia faz parte da Kingfisher plc, uma multinacional dedicada à melhoria das casas com presença em oito países na Europa, que no exercício de 2021 obteve resultados económicos muito bons. O grupo britânico alcançou vendas totais de 13,2 mil milhões de libras, o que representa um aumento anual de 9,9% (LFL). Da mesma forma, o lucro ajustado antes dos impostos aumentou 20,9%, atingindo 949 milhões de libras, enquanto as vendas do eCommerce aumentaram 171% em dois anos, representando assim 18% das vendas totais do Grupo.

Em 2020, a Brico Depôt Iberia apostou na digitalização com o lançamento do e-Commerce e a implementação dos serviços de entrega ao domicílio, Click&Delivery, através das suas lojas, e o serviço Click&Collect para levantamento em loja que em 2021 era de uma hora e recentemente foi reduzido para 30 minutos. Este ano, dada a rápida mudança de hábitos em termos de bricolage e preferência de compra dos consumidores, a Brico Depôt Iberia acelerou o seu crescimento de vendas através do canal de vendas online, oferecendo rapidez, comodidade e capacidade de escolha aos seus clientes.

Projectos para 2022

Até 2022, a Brico Depôt Ibera prevê implementar inúmeros projectos, sistemas e ferramentas na Península Ibérica (Espanha e Portugal) para continuar a melhorar a oferta que disponibiliza aos seus clientes, tanto particulares como profissionais. Entre os planos para estes anos, a grande aposta está na digitalização, que afectará diversos processos e níveis da empresa, com o intuito de continuar a melhorar a experiência de compra do cliente e continuar a consolidar e a criar oportunidade para os colaboradores.

Da mesma forma, a empresa acaba de lançar o Club Pro, um novo programa de fidelização disponível para todos os profissionais. Por fim, uma das grandes apostas previstas para este ano será a Fundação Brico Depôt, com o objetivo de melhorar as casas, tanto em Espanha como em Portugal, através do DIY. Este projecto pretende contribuir para a melhoria e reparação das habitações, e de outros edifícios utilizados por quem convive com elementos habitacionais inadequados e envolver colaboradores, parceiros, fornecedores e outros agentes para criar uma comunidade de DIYers empenhados no trabalho social.