Plano de Urbanização para acabar com “erros do passado” em Vila Real
A Assembleia Municipal de Vila Real aprovou na quarta-feira o plano de urbanização da cidade que o presidente da câmara defende que vai terminar com os “erros do passado” em termos urbanísticos.
Rui Santos (PS) apontou como erros do passado o inacabado hotel do parque ou o prédio rotunda e disse que o Plano Director Municipal (PDM) anterior esteve suspenso durante “mais de 15 anos”, período durante o qual “se fez tudo”.
O autarca referiu que o plano de urbanização, um novo instrumento de planeamento que vai ser implementado na cidade e parcialmente em oito freguesias periurbanas, “tira poderes à câmara” e “prepara a cidade para o futuro”.
“Tira o poder discricionário aos senhores vereadores e aos técnicos de, em função de determinados pressupostos, autorizar ou não autorizar e eu sinto-me melhor assim. Sinto-me melhor quando as regras são claras, objectivas e todos os cidadãos são tratados de igual forma”, disse o autarca.
Na Assembleia Municipal, que se realizou na quarta-feira à noite, o plano e o respectivo relatório ambiental foram aprovados por maioria, com 30 votos a favor, sete contra e três abstenções.