CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Obras Públicas caem nos concursos e nos contratos

1 de julho de 2022

Nos primeiros cinco meses do ano, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos caíram 21% e nos contratos celebrados a queda foi de 58%, revela o Barámetro das Obras Públicas da AICCOPN.

Até ao Maio, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 1.341 milhões de euros, o que corresponde a variação de menos 21% face a igual período do ano passado, num contexto em que, recorda-se, o Orçamento do Estado para 2022 ainda não entrou em vigor.

Já o volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, até Maio, foi de apenas 756 milhões de euros, ao qual corresponde uma queda de 58%(2) relativamente ao registado no período homólogo de 2021. Trata-se do sexto mês consecutivo em que se verifica uma variação homóloga acumulada negativa no que diz respeito aos contratos celebrados.

Os contratos de empreitadas de obras celebrados no âmbito de concursos públicos situaram-se, até Maio, nos 549 milhões de euros, ou seja, menos 60%(2) em termos homólogos. Os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Directos e Consultas Prévias representaram 159 milhões de euros, menos 38%(2) em termos homólogos acumulados.