Lisboa cria Laboratório de Dados Urbanos
A Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu um protocolo de colaboração com representantes de várias universidades da cidade e com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil para a constituição do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa.
Este laboratório permitirá à Câmara Municipal de Lisboa disponibilizar os dados que possui a estas entidades de elevado conhecimento científico, assegurando a confidencialidade dos mesmos. A autarquia avança em comunicado que no âmbito do Laboratório, estudantes do ensino superior, professores e investigadores poderão aceder a ferramentas de analítica avançada, disponíveis na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, com vista a estudar formas de criação de processos e algoritmos que permitam prever e responder a todo o tipo de situações, com base nos dados disponíveis.
Esta colaboração entre o município e a academia será útil e terá reflexos práticos na vida das pessoas e da cidade, pois, com base em informação e dados tratados (analítica) a tomada de decisão e a gestão de recursos em áreas como a da higiene urbana, do planeamento e gestão urbanística ou da segurança, ganharão sustentabilidade acrescida.