CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

“Jardins Históricos de Portugal: Memória e Futuro” - em exposição

1 de julho de 2020

É hoje inaugurada em Lisboa, e estará patente até ao final de Março de 2021, a “Exposição Jardins Históricos de Portugal: Memória & Futuro”.

A cerimónia de inauguração decorre hoje, às 17h30, na Sala de Referência / Sala de Exposições da Biblioteca Nacional, na capital, e conta com as presenças de José Sá Fernandes, vereador do Ambiente, Clima e Energia de Lisboa, José Amaral, administrador do BPI Fundação “la Caixa”, Teresa Andressen, presidente da Associação dos Jardins Históricos Portugueses e curadora da exposição, de Inês Cordeiro, directora da Biblioteca Nacional, e de alguns proprietários dos jardins históricos de Lisboa.

Integrada na programação de Lisboa Capital Verde Europeia 2020, esta mostra sobre os jardins históricos de Portugal Continental e Ilhas pretende lembrar o valor deste património cultural e ambiental muitas vezes desconhecido.

A exposição reúne representações da história dos jardins em Portugal, sua evolução e tipologias, e apresenta em 12 rotas turísticas uma grande selecção dos jardins históricos do nosso país.

 

Entre o religioso e o profano

Segundo o texto de apresentação da exposição, “Os jardins históricos de Portugal são, porventura, o bem cultural mais desconhecido, mais belo e mais ameaçado. São lugares de perpetuação e renovação da relação dos portugueses com a natureza e são um instrumento da nossa identidade”.

E prossegue o texto: “A sua história moderna começa nas cercas conventuais e nos santuários. Os primeiros são espaços de exclusão do mundo, de contemplação, de oração, de estudo, de trabalho artístico e de cultivo enquanto os segundos assentam em raízes ancestrais, por vezes locais de rituais ditos pagãos, e são lugares de convergência de comunidades inquietas pela relação com o transcendental, tornados lugares sagrados onde a festa profana e a religiosa se cruzam”.

Múltiplas e variadas razões para visitar tão interessante mostra. A exposição tem entrada livre.

A ida à exposição permite ainda a visita ao Jardim da Biblioteca Nacional, em pleno Campo Grande, o qual sofreu obras de requalificação e que abre ao público também hoje, 1 de Julho.