CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Jamestown entra em Portugal e compra JQOne por 98 milhões de euros

8 de julho de 2021

O edifício de escritórios, é a primeira aquisição da Jamestown em Portugal. A Jamestown, empresa global de investimento e gestão imobiliária com foco em design, anunciou hoje, em representação de um grupo de investidores, a sua entrada no mercado imobiliário português com a aquisição por 98 milhões de euros do JQOne, o edifício de escritórios com 48 mil metros quadrados tradicionalmente conhecido como Entreposto, localizado na zona oriental de Lisboa, entre o Parque das Nações e o Aeroporto Internacional de Lisboa.

“Com a alta qualidade de vida que proporciona, aliada ao design, gastronomia e história, Lisboa representa para nós um mercado com potencial emergente”, refere Michael Phillips, Presidente da Jamestown. “Existe uma tendência crescente para empresas inovadoras, de diferentes sectores, se instalarem em Lisboa, sobretudo desde que o Web Summit passou a realizar-se na cidade em 2016. Acreditamos que esta tendência se irá manter, devido à força de trabalho altamente qualificada e multilingue, e a acessibilidade internacional da cidade”.

No JQOne, a Jamestown pretende melhorar experiência dos inquilinos de uma forma global, através de comodidades melhoradas e áreas comuns mais atractivas, ao mesmo tempo que irá explorar usos adicionais no imóvel, que permitam criar um melhor ambiente para inquilinos e visitantes. Esta recente operação contou com a representação local da CBRE, com suporte legal da Garrigues e apoio técnico pela Arcadis.

A aquisição do JQOne faz parte da estratégia de expansão da Jamestown na Europa, que agora inclui mais de 900 milhões de euros em activos sob a sua gestão. No início do ano, a empresa garantiu um mandato para administrar um portefólio de propriedades em toda a Europa em nome de um de seus parceiros de investimento institucionais e co-investidores, o E.ON Pension Trust, fundo de pensões de uma das maiores empresas de energia alemãs. Já em 2020, a Jamestown comprou dois edifícios em Amesterdão e um ativo de escritórios composto por três edifícios em Colónia, Alemanha. Em 2019, a empresa adquiriu o icónico Groot Handelsgebouw em Roterdão, um dos maiores edifícios de uso misto na Holanda, que actualmente acolhe mais de 450 empresas.

Com mais de 38 anos de experiência no mercado internacional, a Jamestown é uma empresa com uma perspectiva de aquisição e gestão de activos imobiliários a longo prazo, sendo conhecida no sector pela sua disciplina e missão de revitalizar espaços históricos e edifícios emblemáticos em polos de inovação e centros para a comunidade de utilização mista. Entre os projectos de maior escala que caracterizam o seu portefólio estão o Groot Handelsgebouw em Roterdão, o Chelsea Market e o One Times Square em Nova Iorque, a Industry City em Brooklyn, o Ponce City Market em Atlanta, o Ghirardelli Square em São Francisco, e o Innovation and Design Building em Boston.

A empresa pretende estender a sua presença em Lisboa e expandir o seu portefólio na Península Ibérica a cidades como Madrid e Barcelona. Phillips acrescenta: “Vemos grandes oportunidades de investimento em Portugal e em toda a região ibérica, e por isso tencionamos alargar a nossa presença neste mercado no longo prazo”.

A equipa da Garrigues foi coordenada pelos sócios Jorge Gonçalves (Imobiliário) e Diogo Leónidas Rocha (Financeiro), com a participação das advogadas Tânia Gomes e Mariana Faria Santos, com o apoio da equipa Fiscal.