Sede do PS francês vendida por 45,55 milhões de euros
O Partido Socialista francês anunciou a venda por 45,55 milhões de euros da sua «icónica» sede nacional no nº10 da Rue Solférino, em Paris.
A venda é o resultado daquilo que tem sido a rápida erosão ao longo das últimas consultas eleitorais e a consequente crise de financiamento associada.
O belo imóvel, com 3.389 m2 de construção, é constituído por três edifícios e situa-se numa das zonas «chiques» da cidade-luz, na rua que liga o cais Anatole-France, no Sena, ao boulevard Saint-Germain. Nele se viveram noites de glória para o partido, mas também amargas jornadas de derrotas nas urnas.
O conjunto imobiliário foi adquirido pela empresa Apsys, uma imobiliária que possui 31 centros comerciais em actividade, na Polónia e em França, e tem outros seis em construção, com activos avaliados em cerca de 2.300 milhões de euros.
Segundo a administração da Apsys, a compra da até agora sede do PS francês, não tem em vista a construção de mais um espaço comercial mas a sua adaptação à instalação da própria sede do Grupo. Segundo um comunicado difundido pela Apsys, o grupo «tomará posse do local no Outono de 2018 e empreenderá importantes trabalhos de renovação (que se prolongarão por um espaço de tempo estimado em dois anos) com vista a aí instalar a sua sede social.» A renovação e adaptação do imóvel à sua nova função deverá ascender a um montante estimado entre os 10 e os milhões de euros.