Qatar compra o Plaza Hotel em Nova Iorque
O Qatar, através da Karara Holding, acaba de comprar na totalidade o Plaza Hotel, na 5.ª avenida da Nova Iorque, um dos prédios mais icónicos do mundo, por 600 milhões de dólares (515 milhões de euros)
O Plaza Hotel vem assim juntar-se ao portfólio da estatal Katara Holding, constituído presentemente por 31 unidades hoteleiras de referência e de extraordinário valor, das quais 14 no Qatar, 12 na Europa, duas em África e duas na Ásia.
O edifício do hotel, de estilo francês renascentista, foi desenhado por Henry Janeway Hardenbergh e aberto ao público no dia 1 de outubro de 1907.
Para além da sua magnificência e da sua inigualável localização, de fronte para o Hide Park, o hotel, que já foi propriedade de Donald Trump, tornou-se famoso por ter sido interveniente em muitos filmes famosos de Hollywood, casos de “Sózinho em Casa”, "Intriga Internacional", de Alfred Hitchcock ou "Perfume de Mulher", interpretado por Al Pacino.
A negociação que envolveu a compra do Plaza Hotel é a maior realizada pelo pelo Qatar no mercado imobiliário ocidental desde que outros países árabes, liderados pela Arábia Saudita lhe impuseram boicote desde Junho do ano passado.
Segundo a agência Reuters, que divulgou o negócio, os investimentos realizados no estrangeiro fazem parte da tentativa do fundo soberano do país, o Autoridade de Investimento do Qatar, de diversificar o património nacional resultante da exportação de gás e petróleo. Esse fundo também já investiu em grandes empresas ocidentais como a Volkswagen ou a compra de parte do capital social da gigante petrolífera russa Rosneft.