Espanha: sector imobiliário poderá ser “bóia de salvação” para a recuperação económica
A generalidade dos profissionais que participaram na conferência online SIMAPRO HomeEdition, organizada pelo Salão Imobiliário de Madrid na semana passada, garantiram que o imobiliário "poderá ser um dos salva-vidas da recuperação económica e do emprego", uma vez superada a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Segundo refere o diário online “inmobiliário”, o “segundo encontro digital de SIMAPRO HomeEdition (...) analisou as opções de os activos residenciais se poderem tornar um refúgio quando a actividade económica e o investimento recuperarem a normalidade”. O encontro na net contou com a participação do CEO da Savills Aguirre Newman Barcelona, Marcos Beltrán, do director comercial de Real Estate da ALTAMIRA AM, e de Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente da ASPRIMA (Asociación de Promotores Inmobiliarios de Madrid) e da Associação de Promotores Construtores de Esapnha (APCE).
Uma tripla crise: sanitária, económica e de confiança...
O presidente da ASPRIMA e da APCE afirmou que, para isso possa tornar-se uma realidade, "o Gobierno tem que agilizar os processos de tramitação de licenças e garantir a segurança jurídica como mecanismos básicos para conseguir que o nosso sector volte a converters-se numa das locomotivas da economia espanhola".
Segundo este orador-convidado, "estamos a enfrentar uma crise tripla: sanitária, económica e de confiança”. E adiantou: “A primeira escapa às nossas possibilidades de actuação, pelo que nos devemos concentrar nas duas últimas e fazê-lo através da dupla perspectiva emocional e racional, pois estamos enfrentando uma crise de confiança que é muito intensa na sua expressão, mas reduzida no tempo".