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EUA: designers, engenheiros e médicos juntos no combate à pandemia

3 de abril de 2020

Os hospitais de campanha proliferam por todo o mundo, em particular em cidades e países onde os efeitos do novo coronavírus são mais devastadores. Ele são tendas de campanha — civis ou militares —, adaptações em tempo recorde de pavilhões de exposições ou recintos desportivos, construção de pré-fabricados, etc, etc. E as necessidades parecem não parar, assim como o número de infectados com o novo coronavírus, que ultrapassou já o primeiro milhão de pessoas no planeta.

Para colmatar esta necessidade premente de muitos e muitos serviços de saúde a nível mundial a empresa norte-americana JUPE HEALTH está a desenvolver um protótipo de módulos móveis de terapia intensiva para atender a esta procura inusitada originada pela COVID-19.

Segundo os seus dois fundadores, Jeff Wilson e Cameron Blizzard, os protótipos foram concebidos como unidades de repouso e recuperação que podem ser rapidamente transportadas e instaladas. As mais sofisticadas e apetrechadas podem, inclusive, também servir como Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) móveis.

 

O contributo da indústria automóvel

Custando cerca de 30 vezes menos que um quarto de um hospital, as unidades JUPE HEALTH foram concebidas pelo engenho criativo e colectivo de designers, engenheiros e médicos. A sua comodidade e facilidade de implantação e transporte, por camião, caminho-de-ferro ou navio de carga, são características que as tornam únicas. Os seus promotores argumentam que um navio de carga pode chegar a transportar 500 mil unidades.

A equipa de profissionais que as concebeu como a melhor forma de dar resposta ao sobrelotamento das unidades hospitalares, contaram também com o contributo de fabricantes de automóveis. Exemplo dessa coloboração é a utilização da tecnologia solar e de baterias da Tesla, o maior fabricante de carros totalmente eléctricos.

Segundo a imprensa norte-americana, o preço de uma unidade JUPE HEALTH pode variar entre os 13 400 euros para o modelo mais básico (Rest) e mais de 92 000 euros para o modelo Plus, semelhante e comparável a uma autêntica UCI.