CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Chineses estão a tornar-se os primeiros compradores estrangeiros de imóveis na região Parisiense

2 de dezembro de 2021

Os chineses estão a tornar-se os principais compradores estrangeiros de apartamentos em Paris, estando mesmo à beira de ultrapassar os italianos, os compradores históricos de propriedades na Cidade da Luz. Segundo as mais recentes informações dos notários da Grande Paris, a venda de imóveis a italianos representa actualmente 3% das transacções efectuadas a estrangeiros na capital; mas os chineses vêm logo a seguir com 2,8% (1% há 20 anos), com os norte-americanos em terceiro lugar (1,7%).

Na região parisiense (a Ile-de-France) os chineses estão a pontos de alcançar a posição de maiores compradores estangeiros – refere a última edição do Figaroimmobilier – podendo “em breve destronar outros compradores históricos, nomeadamente os portugueses. Tal como os italianos, estes últimos estão a comprar menos propriedades na região parisiense. Em 20 anos, a sua quota caiu quase para metade, de 26% em 2002 para 15% actualmente, de acordo com os notários da Grande Paris. E os chineses não estão longe, com 10% das vendas efectuadas a estrangeiros na Île-de-France (em comparação com 4% há 20 anos atrás). Ou seja, quase 1700 transacções ao longo dos últimos 12 meses.

“Os portugueses e chineses compram a um preço inferior ao dos franceses porque fazem muita trabalho de reabilitação", diz Thierry Delesalle, um notário em Paris, à publicação francesa.