China: mega resort de lazer vai ter réplica do Titanic
Os estaleiros chineses da Wuchang Shipbuilding Industry Corporation estão a construir uma réplica fiel em tamanho real do Titanic, o transatlântico construído em Belfast, entre 1909 e 1911, e que naufragou em 1912 na sua primeira viagem intercontinental, causando a morte de mais de 1.500 pessoas.
O navio, ligado à maior tragédia de sempre da história naval comercial, começou já há algum tempo a ser construído na província central de Sichuan, na China, por encomenda do grupo chinês Seven Star Energy Investment Group, que está a promover um mega resort de lazer na cidade de Daying, no sudoeste do país, com a assessoria de vários peritos da Disneylândia, de Hollywood e da Universal Studios.
O Titanic constituirá a grande atracção do futuro parque temático e um atractivo turístico a nível mundial. O navio está a ser construído em segmentos, os quais serão transportados por estrada para o resort a quase 1.000 km de distância onde serão montados dando lugar ao ‘clone’ do Titanic com os seus 53 metros de altura, 269 m de comprimento, 28 m de largura e 10,5 m de calado. Ao todo serão 3.200 peças que, montadas no local onde a embarcação ficará ancorada para sempre, darão origem à réplica do Titanic em grande escala em que serão utilizadas 20.000 toneladas de aço.
Segundo promotores e construtores, o navio será fiel ao projecto do Titanic original, com a sua sala de festas, teatro, piscina e quartos de primeira classe, nos quais se tentará recriar o estilo de vida dos passageiros da época; em que os visitantes poderão inclusive experimentar a colisão do iceberg que o afundou através de um passeio de simulação de alta tecnologia instalado no parque.
A construção do novo navio deverá estar concluída em 2019, e terá um custo total de mil milhões de iuanes (CNY), aproximadamente 136,7 milhões de euros.
Um resort de alta tecnologia com 667 hectares
O investimento parece avultado mas representa apenas um décimo do investimento envolvido na promoção de todo o Romandisea Seven Star International Cultural Tourism Resort, que ascende a 1,5 mil milhões de euros.
O resort estende-se ao longo de um território de 667 hectares e baseia-se num projeto centrado em "experiências de filmes de sucesso mundial e em Culturas chinesas e estrangeiras" , incorporando paisagens naturais do Mediterrâneo, hotéis de muitas estrelas, shoppings campo de golfe, centro náutico, etc, etc.
O Resort da Seven Star International pretende ser o primeiro grande parque temático de turismo e férias internacional da China e um destino turístico de classe mundial “sem paralelo em três aspectos: conteúdos culturais, Serviços e conteúdos tecnológicos”.