CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Centro Pompidou: reabilitação de 103M€ no 40.º aniversário

10 de fevereiro de 2017

Projectado pela dupla de famosos arquitectos Renzo Piano e Richard Rodgers, o Centro George Pompidou, ao ser inaugurado em 1977, suscitou as mais verrinosas e desbocadas críticas, ao ponto de lhe chamarem “a fábrica horrível”. Construído para acolher o Museu Nacional da Arte Moderna, a Biblioteca Pública de Informação e o um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais, o imóvel revivalista da arquitectura industrial cedo se tornaria, porém, um ícone arquitectónico e cultural não só da França, mas mundial.

No ano em que comemora o seu 40º aniversário, a direcção da instituição, que em 2016 atingiu um número recorde de visitantes, anunciou um projecto de renovação orçado 103 milhões de euros que levará dois anos a ser concluído.

Segundo noticia o jornal britânico Tha Guardian, o projecto de renovação preservará a sua estética, restaurando a icónica fachada e substituindo a famosa escada rolante do prédio, conhecida como "a lagarta". Segundo explicaram as autoridades do famoso centro cultural, o facto de boa parte da sua infraestrutura estar exposta às intempéries implica uma atenta e constante preservação.

O museu pretende permanecer aberto durante todo o período de obras de renovação.