CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Agência Russa de Energia expulsa da Rede Europeia de Energia

22 de março de 2022

A Rede Europeia de Energia (EnR), depois de analisada cuidadosamente a actual situação da invasão da Ucrânia por parte da Rússia, e depois de ter informado a Troika e todos os membros da EnR, decidiu esta terça-feira, expulsar a Agência Russa de Energia (The Russian Energy Agency) da Rede de Agências Europeias de Energia.

Uma posição alinhada com a condenação da União Europeia e da generalidade da comunidade internacional à acção militar da Federação Russa contra a Icrânia.

Assim, a EnR anuncia que se torna inviável continuar a trabalhar com uma instituição que representa um país agressor, e que a expulsão da Agência Russa de Energia, estando em concordância com as decisões da maioria dos países europeus, se apresenta como uma resposta solidária à gravidade da actual situação na Europa e que afecta milhões de cidadãos.

A EnR informa que, enquanto durar o conflito na Ucrânia, não haverá condições para continuar a colaborar com a Agência Russa de Energia, não excluindo que, no futuro, esta agência possa voltar a candidatar-se a ser membro da Rede Europeia de Energia.

De recordar que a portuguesa Agência para a Energia - ADENE preside à Rede Europeia de Energia (EnR).