Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Grupo Garland com novo centro logístico num investimento de 30 milhões

 

Grupo Garland com novo centro logístico num investimento de 30 milhões

1 de junho de 2022

Localizado junto ao nó de Valadares entre a A44 e a A29, concelho de Vila Nova de Gaia, a nova unidade permitirá alavancar o negócio da área logística do Grupo Garland e será um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction.

A construtora Garcia Garcia reforça parceria com a Garland, depois de sido responsável por outros projectos para o Grupo. 

Com uma área coberta de 38 mil m2 e capacidade para 100 mil paletes, o novo centro logístico da Garland irá potenciar o crescimento da empresa e permitir a criação de mais de 100 postos de trabalho. Implementado num terreno com cerca de 100.000 m2, beneficia de uma localização estratégica e excelentes acessibilidades, junto ao nó de Arcozelo, entre a A44 e a A29.

“Todo o nosso how-how adquirido e comprovado na área industrial e logística justificou mais uma vez a confiança do Grupo Garland, que nos escolheu como parceiro para a execução deste projecto de última geração. Para além de estar orientado para uma maior eficiência de resposta, este novo edifício vai de encontro a todas as boas práticas de inovação e sustentabilidade ambiental e energética”, explica Carlos Garcia, administrador da Garcia Garcia.

Centro logístico de última geração com forte vertente sustentável

 Do plano de trabalhos destaque para o piso de alta planimetria, para os 44 cais desnivelados, incluindo telescópicos de forma a permitir a adaptação a qualquer tipo de veículos, e para a incorporação de modelos avançados de segurança e proteção contra incêndios, tais como, um sistema de sprinklagem FM approved.

Com o objectivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, sistema de avaliação da sustentabilidade de edifícios, o projeto foi desenvolvido de forma a incluir soluções orientadas para a eficiência energética e para a minimização da pegada ambiental.

A aposta num plano energético sustentável, com recurso a sistemas de gestão de iluminação, com maximização de iluminação zenital e com produção de energia para autoconsumo, entre outros, marca o projeto. Para além do anterior, os materiais utilizados na construção foram alvo de seleção cuidadosa, com a escolha a recair em materiais de elevado rendimento e durabilidade, assim como, com um ciclo de produção eficiente e ambientalmente viável.

Este é o quarto projecto que a Garcia desenvolve com a Garland, reforçando uma parceria iniciada em 2011, quando a construtora foi responsável pela construção do centro logístico da Maia (distinguido com três prémios, incluindo o Prémio SIL do Imobiliário 2012). Em 2015, a construtora assegurou a reabilitação da sede e do centro logístico da Abóboda e, no ano seguinte, a reabilitação das antigas instalações industriais da Yasaki Saltano em Gaia, tendo ainda em 2017 ampliado as instalações na Maia.