Faculdade de Arquitectura do Porto defende novo concurso para ponte sobre o Douro
A Faculdade de Arquitectura pediu a “correcção” dos projectos seleccionados ou “um novo processo concursal” para a construção da nova ponte sobre o Douro no dabate que teve ontem no Porto.
Na conferência “Margens que se ligam”, promovida na quinta-feira à noite pelo Jornal de Notícias e pela TSF, na Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto, o director da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), João Pedro Xavier, voltou a insistir nas já conhecidas críticas aos projectos seleccionados para a nova ponte sobre o Douro.
Um “traçado incompatível com o espaço disponível”, a “violação da promessa da ponte não passar sobre a FAUP” e “definição da cota da estação de Gaia ao nível do [Arrábida] Shopping” foram algumas das questões apontadas.
Para João Pedro Xavier, “ainda não é tarde para emendar a mão, seja pela correcção da proposta vencedora, ou pela realização de um novo processo concursal”.
“A realização de um novo concurso conduziria a uma melhor e mais bem conseguida ligação das margens do Douro”, considerou.