Expansão do Terminal XXI do Porto de Sines arranca já em Janeiro
As obras de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines (Setúbal) arrancam em Janeiro de 2021, com a construção de 804 metros de cais, terraplenos e edifícios, num investimento de 16,5 milhões de euros, anunciou a PSA Sines.
De acordo com a concessionária do Terminal de Contentores, “o plano de expansão, contratualizado entre a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines (APS), em Outubro de 2019, prevê a expansão de 804 metros de cais, 18 hectares de terraplenos e edifícios, que serão construídos de forma faseada”.
Segundo a empresa, a designada “Fase 03” compreende “um aumento da frente de cais em 204 metros e oito hectares de terraplenos”, enquanto na “Fase 04” o plano prevê “o prolongamento do cais em mais 600 metros e 10 hectares de terraplenos”.
A primeira fase da ampliação da infraestrutura portuária “criará condições para a operação, em simultâneo, de três porta-contentores com 300 metros de comprimento ‘fora-a-fora’, numa frente de cais de 1.150 metros”, indicou.
A obra vai arrancar “no final do cais construído na fase de expansão anterior (Fase 02) e corresponde a um aumento de comprimento de acostagem de 204 metros”.
“Prevê-se que durante os primeiros oito meses haja lugar à exploração de uma pedreira e ao respetivo transporte de materiais para o Terminal XXI” e que os trabalhos marítimos arranquem “no segundo mês da empreitada” e “até à sua conclusão”, lê-se no comunicado.
Devido ao impacto dos trabalhos, que incluem a circulação de camiões para o transporte de materiais nas vias de circulação interna do Porto de Sines, a concessionária garante que “exercerá um rigoroso controlo sobre as medidas de mitigação dos impactes ambientais previstas no Estudo de Impacte Ambiental, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.
Com a conclusão da expansão, prevista para o final do próximo ano, o Terminal XXI, passa a dispor de uma frente de cais de 1.750 metros, 19 pórticos de cais e 60 hectares de terraplenos.
Um projecto estratégico para a região e para o país
“Este projecto representa mais um passo para reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do sul da Europa, ao mesmo tempo que a PSA (já o maior empregador privado da região) aumenta a sua contribuição directa e indirecta para o crescimento económico e social da região do litoral alentejano de, consequentemente, do País”, sublinha a empresa no seu comunicado.
Este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios ‘megacarriers’ (os maiores navios porta-contentores) em simultâneo, aumentando assim a sua oferta operacional ao mesmo tempo que reforça a sua importância para o desenvolvimento económico da região e do país.
O Porto de Sines tem um peso de 1,5% na economia nacional, 2% no emprego e representa mais de 56% da carga contentorizada movimentada nos portos comerciais do continente.
Depois... o Terminal Vasco da Gama
Recorde-se que decorre até Abril o concurso para o futuro Terminal Vasco da Gama, o qual será junto ao Terminal XXI, (ver imagem)
O Terminal Vasco da Gama será construído e financiado exclusivamente por fundos privados através da concessionária que vier a ser seleccionada num procedimento de contratação pública internacional, incluindo a assunção de todos os riscos associados, concretizando o modelo de gestão portuária do tipo ‘landlord port’ aplicável ao sistema portuário nacional e recomendado pela Comissão Europeia e pela OCDE.
Estima-se que a construção do Terminal Vasco da Gama gere um impacto económico total de 524 milhões de euros, representando 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português. Estima-se que o novo terminal crie 1350 postos de trabalho directos na fase de exploração.
Lusa/DI