CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas caem em Agosto mas contratos sobem

28 de setembro de 2021

Em Agosto, o mercado de Obras Públicas mantém evolução inalterada, com concursos promovidos em queda e contratos celebrados a crescer, em termos homólogos.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas, até final de Agosto, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizaram 2.916 milhões de euros, menos 15% que o verificado no período homólogo de 2020, mantendo-se um registo negativo em termos homólogos acumulados que se prolonga há seis meses consecutivos, ou seja, desde fevereiro passado.

Nos primeiros oito meses de 2021, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos públicos, representaram 1.993 milhões de euros, mais 41%(2) que o observado no mesmo período de 2020.

No que diz respeito aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, estes atingiram 400 milhões de euros, valor a que corresponde uma variação de 19%(2) em termos homólogos.

No seu conjunto, o total de contratos de empreitadas celebrados até final de Agosto situou-se nos 2.617 milhões de euros, o que representa um aumento de 33% relativamente ao período homólogo do ano passado.