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Turismo

 

APAVT e BTL de costas voltadas

25 de outubro de 2024

Pela primeira vez, a APAVT - Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, não vai estar presente na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2025. Depois de ser parceira desde sempre nesta feira, o presidente da APAVT declarou que a saída da BTL é irreversível.

Na base da 'discórdia' está o facto da APAVT não concordar com o aumento de preço que a BTL queria impôr nesta edição. Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, lembrou um momento importante, quando, em 2020, uma BTL foi cancelada, devido à pandemia da Covid 19.  "O mundo tinha parado, e tínhamos já pago verbas muito significativas à BTL, de acordo com o processo de contratação da feira desse ano. Na APAVT ninguém se esqueceu ainda que, a pedido dos representantes da feira, decidimos não exigir o reembolso das verbas entregues à entidade que gere a feira do turismo português, apesar de naturalmente termos devolvido todo o dinheiro que nos tinha sido pago pelos nossos associados, aos próprios". Essa decisão acabou por ser a APAVT a financiar a BTL e a fragilizar a própria tesouraria da associação.

"Foram estes mesmos parceiros que, ultrapassada a pandemia, nos fizeram exigências financeiras que obrigaram dezenas de associados nossos a abandonar a feira. Tinha a BTL o direito de nos impor o aumento de preço? Claro que sim!", recorda o presidente da APAVT.

O que está em causa, na opinião da APAVT, é que a BTL, enquanto necessitou da associação, acordou um preço que fez do seu Stand não apenas o maior stand privado da feira, mas também o maior dinamizador do programa dos hosted buyers, o precursor do b2c na BTL, o grande realizador da aventura de consumo. "Não, na altura não foi um preço baixo! Foi o investimento mais certeiro da BTL, com um retorno inimaginável há dez anos", esclarece Pedro Costa Ferreira.

O presidente da APAVT, justificou ainda que "quando a BTL achou que o turismo estava forte e que a feira estava consolidada, decidiu empurrar-nos do comboio do sucesso, para nos substituir por mais e mais dinheiro". E acrescentou: "O que nos interessa, do ponto de vista dos interesses que defendemos, que são os interesses do Turismo, é se temos uma feira para o Turismo, um evento que dinamiza, promove e consolida o nosso sector, ou se temos o Turismo para uma feira, uma organização que se tornou gulosa e que apenas usa o sucesso do sector para obter mais e mais dinheiro, sem a menor articulação, ou mesmo respeito, pelos diversos stakeholders".

Por todos estes motivos, a APAVT disse não às propostas da BTL.

Pedro Costa Ferreira, lançou ainda o desafio a Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, para a realização de uma feira "que sirva o turismo e que se articule com os seus estrategas, decisores e protagonistas, não precisamos que o turismo seja unicamente fonte alimentadora de uma necessidade crescente de realizar receitas", concluiu o presidente da APAVT.

O 49º congresso da APAVT - Associação Portuguesa de Empresas de Agências de Viagens e Turismo, que decorre na cidade espanhola de Huelva, Andaluzia, termina amanhã e conta com a presença de cerca de 750 congressistas.

https://www.diarioimobiliario.pt/Arranca-em-Huelva-o-49o-congresso-da-Associacao-Portuguesa-de-Empresas-de-Agencias-de-Viagens-e-Turismo

https://www.diarioimobiliario.pt/Turismo-nao-destruiu-o-centro-das-cidades

*O Diário Imobiliário viajou a convite da APAVT