Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
30 anos depois da inauguração CCB vai abrir concurso para os módulos devolutos

Foto CCB

30 anos depois da inauguração CCB vai abrir concurso para os módulos devolutos

12 de outubro de 2023

O Centro Cultural de Belém vai (finalmente) lançar um novo concurso internacional para a construção dos dois módulos vazios (4 e 5), previstos desde a sua construção no ido ano de 1993. Os novos módulos  irão integrar um hotel, um aparthotel, restaurantes, lojas e escritórios, numa área de de 23.000m2,  e deverão estar concluídos em 2027.

Os fuuturos edifícios terão entre um e cinco pisos, estarão ligados por pontes e devem seguir a linha arquitectónica dos já existentes, projectados pelo falecido arquitecto italiano Vittorio Gregotti e português Manuel Salgado, há mais de três décadas.


Os módulos previstos pelos arquitectos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado, autores do projecto.



O concurso inicial para os dois módulos em causa, lançado no final de 2018, a pouco tempo do eclodir da pandemia do coronavírus, ficou reduzidos a um pretendenta - a Mota-Engil - que viria também a desistir. Na altura falava-se num investimento entre 60 e 70 milhões de euros e uma ‘renda’ anual mínima de 900 mil euros.

Desta vez, segundo os responsáveis, os preços envolvidos são mais condizentes com os praticados na actualidade e o período de concessão, que aumenta de 50 para 65 anos, prorrogáveis a 75 anos, mais sedutores. Também as prestações das rendas anuais do direito de superfície têm um escalonamento "mais amplo e variável, portanto mais favorável" - dizem.