As receitas dos municípios com o IMT, imposto que se aplica às transações imobiliárias, aumentaram 320 M€ nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2024.
A Associação Portuguesa de Turismo Residencial e Resorts manifesta a sua preocupação com o anúncio governamental de aumento do IMT aplicável a estrangeiros não residentes.
Governo agrava o IMT aplicado à compra de habitação por cidadãos não residentes em Portugal, com excepção dos emigrantes.
Um ano após a entrada em vigor da isenção de IMT e de Imposto de Selo para jovens até aos 35 anos, os efeitos no mercado imobiliário são claros: a procura disparou e a oferta encolheu.
A receita do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas atingiu 734,9 M€, nos primeiros quatro meses do ano, uma subida de 42,6% face ao valor arrecadado até Abril de 2024.
Casa de habitação própria e permanente comprada com IMT Jovem perde a isenção de que beneficiou neste imposto se o proprietário a afetar “esporadicamente” ao alojamento local - Diz AT
Um total de 19.745 pessoas beneficiaram de isenção de IMT, Imposto do Selo e emolumentos na compra da primeira habitação.
Um total de 19.745 pessoas beneficiaram de isenção de IMT, Imposto do Selo e emolumentos na compra da primeira habitação, segundo dados facultados à Lusa pelo Ministério da Juventude e Modernização.
Subida do número de imóveis vendidos, bem como do valor transaccionado explicam o aumento da receita do Imposto Municipal sobre as Transmissões onerosas de imóveis.
A receita do mposto municipal chegou a Julho nos 949,5 milhões de euros, um recuo de 4,1% face ao mesmo período 2023, somando já sete meses consecutivos de quebra homóloga.