Vodafone inaugura centro de inovação e empreendedorismo de nova geração
Anúncio dos primeiros pilotos 5G testados no Vodafone Boost Lab coincidiu com estreia do novo espaço na sede da Vodafone em Lisboa, que vai pôr a inovação em contacto directo com o mercado.
A abertura deste um novo espaço integrado para inovação e apoio ao desenvolvimento de projectos, é destinado a estimular a co-criação de produtos e serviços entre empreendedores, start-ups e PMEs e a garantir seu contacto direto com o mercado.
Na sede da Vodafone em Lisboa ficam a funcionar dois dos "braços" de inovação da Empresa: o Vodafone Boost Lab, um projecto da Vodafone, Ericsson e Capgemini que integra a Rede Nacional de Test Beds (iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência) e que se destina a desenvolver e testar soluções-piloto com tecnologia 5G e outras redes de nova geração; e o Vodafone Power Lab, que junta as start-ups tecnológicas, diversas áreas de negócio da Vodafone Portugal e os seus parceiros para fortalecer o ecossistema de inovação.
Estas duas componentes coexistirão com o centro de demonstrações para Clientes Empresariais, enriquecido com mais soluções tecnológicas.
Vodafone Boost Lab demonstra os primeiros pilotos
A vocação deste espaço para o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras foi sublinhada pela apresentação dos primeiros projetos-pilotos de soluções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do Vodafone Boost Lab e que funcionam sobre a rede da Vodafone, e tiram partido, em particular, das capacidades do 5G, atuais e futuras:
- Solução de realidade virtual com digital twin criada pela start-up Infinite Foundry;
- Robot social, com tecnologia 5G e analítica de vídeo e sensorial, criada pela IDMIND;
- Aplicação com conteúdos de bem-estar, desenhada pela Actif, desenvolvida e testada directamente na box de televisão da Vodafone.
Além destas soluções, o espaço conta também com a presença de outras start-ups e empreendedores que estão ainda a concluir alguns dos projectos-pilotos desenvolvidos especificamente no programa Open Innovation, criado no contexto do Vodafone Boost Lab para colocar em prática soluções distintivas junto de grandes empresas de vários sectores. Trata-se, entre outros, de:
- Solução de Realidade Aumentada, desenvolvida pela Ground Control Studios, para assistência de técnicos em intervenções em sites de comunicações móveis. A solução foi testada numa intervenção técnica real, em parceria com a Ericsson e Vodafone;
- Solução para exercícios cognitivos em Realidade Virtual, desenvolvida pela Virtuleap. Equipas de neurologia e psico-neurologia dos Hospitais CUF Descobertas e CUF Tejo irão trabalhar na avaliação concreta dos efeitos desta tecnologia nestes doentes, através de uma metodologia científica, para retirar evidências da sua aplicabilidade nestas patologias;
- Sistema de iluminação inteligente, desenvolvido pela Omniflow, que inclui, entre outras funcionalidades diferenciadoras, alimentação por energia eólica e solar, antena 5G, câmaras com analítica de vídeo e carregador para veículos elétricos. Esta solução será instalada num ambiente real, em parceria com Ericsson e Infraestruturas de Portugal;
- Solução para sensorizar objetos "não inteligentes” como azulejos, espelhos ou madeira, desenvolvida pela LikeWise Pro e testada e melhorada com a Capgemini.
Actualmente, são já mais de uma dezena os pilotos que fazem parte do Vodafone Boost Lab, e que continua empenhado no desenvolvimento de novos pilotos com o principal objectivo de criar soluções mais orientadas às necessidades de mercado.
Em simultâneo com a abertura do novo espaço e a apresentação dos projectos, assinalou-se o encerramento do Mentoring Program do Vodafone Power Lab, projecto que este ano celebra o seu 15.º aniversário. Esta iniciativa destina-se a aproximar start-ups ao ecossistema da Vodafone, possibilitando a partilha de conhecimento com diferentes áreas através de mentores seleccionados e indicados pela Empresa. Este ano o programa de mentoria contou com 20 start-ups.