CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Centro de inovação Vodafone

Vodafone inaugura centro de inovação e empreendedorismo de nova geração

21 de junho de 2024

Anúncio dos primeiros pilotos 5G testados no Vodafone Boost Lab coincidiu com estreia do novo espaço na sede da Vodafone em Lisboa, que vai pôr a inovação em contacto directo com o mercado.

A abertura deste um novo espaço integrado para inovação e apoio ao desenvolvimento de projectos, é destinado a estimular a co-criação de produtos e serviços entre empreendedores, start-ups e PMEs e a garantir seu contacto direto com o mercado.

Na sede da Vodafone em Lisboa ficam a funcionar dois dos "braços" de inovação da Empresa: o Vodafone Boost Lab, um projecto da Vodafone, Ericsson e Capgemini que integra a Rede Nacional de Test Beds (iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência) e que se destina a desenvolver e testar soluções-piloto com tecnologia 5G e outras redes de nova geração; e o Vodafone Power Lab, que junta as start-ups tecnológicas, diversas áreas de negócio da Vodafone Portugal e os seus parceiros para fortalecer o ecossistema de inovação.

Estas duas componentes coexistirão com o centro de demonstrações para Clientes Empresariais, enriquecido com mais soluções tecnológicas.


Centro de inovação Vodafone

Vodafone Boost Lab demonstra os primeiros pilotos

A vocação deste espaço para o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras foi sublinhada pela apresentação dos primeiros projetos-pilotos de soluções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do Vodafone Boost Lab e que funcionam sobre a rede da Vodafone, e tiram partido, em particular, das capacidades do 5G, atuais e futuras:

  • Solução de realidade virtual com digital twin criada pela start-up Infinite Foundry;
  • Robot social, com tecnologia 5G e analítica de vídeo e sensorial, criada pela IDMIND;
  • Aplicação com conteúdos de bem-estar, desenhada pela Actif, desenvolvida e testada directamente na box de televisão da Vodafone.

Além destas soluções, o espaço conta também com a presença de outras start-ups e empreendedores que estão ainda a concluir alguns dos projectos-pilotos desenvolvidos especificamente no programa Open Innovation, criado no contexto do Vodafone Boost Lab para colocar em prática soluções distintivas junto de grandes empresas de vários sectores. Trata-se, entre outros, de:

  • Solução de Realidade Aumentada, desenvolvida pela Ground Control Studios, para assistência de técnicos em intervenções em sites de comunicações móveis. A solução foi testada numa intervenção técnica real, em parceria com a Ericsson e Vodafone;
  • Solução para exercícios cognitivos em Realidade Virtual, desenvolvida pela Virtuleap. Equipas de neurologia e psico-neurologia dos Hospitais CUF Descobertas e CUF Tejo irão trabalhar na avaliação concreta dos efeitos desta tecnologia nestes doentes, através de uma metodologia científica, para retirar evidências da sua aplicabilidade nestas patologias;
  • Sistema de iluminação inteligente, desenvolvido pela Omniflow, que inclui, entre outras funcionalidades diferenciadoras, alimentação por energia eólica e solar, antena 5G, câmaras com analítica de vídeo e carregador para veículos elétricos. Esta solução será instalada num ambiente real, em parceria com Ericsson e Infraestruturas de Portugal;
  • Solução para sensorizar objetos "não inteligentes” como azulejos, espelhos ou madeira, desenvolvida pela LikeWise Pro e testada e melhorada com a Capgemini.

Centro de inovação Vodafone

Actualmente, são já mais de uma dezena os pilotos que fazem parte do Vodafone Boost Lab, e que continua empenhado no desenvolvimento de novos pilotos com o principal objectivo de criar soluções mais orientadas às necessidades de mercado.

Em simultâneo com a abertura do novo espaço e a apresentação dos projectos, assinalou-se o encerramento do Mentoring Program do Vodafone Power Lab, projecto que este ano celebra o seu 15.º aniversário. Esta iniciativa destina-se a aproximar start-ups ao ecossistema da Vodafone, possibilitando a partilha de conhecimento com diferentes áreas através de mentores seleccionados e indicados pela Empresa. Este ano o programa de mentoria contou com 20 start-ups.