Vila do Conde lança programa para pagar até 50% da renda de famílias vulneráveis
A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, lançou hoje um programa de apoio ao arrendamento habitacional, destinados aos residentes do concelho, com uma dotação global de 150 mil euros.
A iniciativa destina-se apoiar as famílias vila-condenses, que têm um contrato de arrendamento no mercado privado, mediante a atribuição de uma comparticipação financeira temporária que pode cobrir até 50% da renda efectivamente paga.
O apoio destina-se a residente no concelho há pelo menos dois anos, sem habitação própria, e em situação de vulnerabilidade económica, e que não estejam já a ser beneficiários de outros programas de apoio ao arrendamento, nomeadamente estatais.
A comparticipação dada pela autarquia será atribuída, a cada agregado familiar, por um período de 12 meses, que pode ser renovado até ao máximo de 36 meses consecutivos ou intercalados.
Os interessados, que têm de possuir um contrato de arrendamento legal registado nas finanças, terão de submeter a candidatura ao apoio no site do município, entre 27 de Maio e 14 de Junho, sujeitando-se às premissas do regulamento do programa.
“É uma medida que complementa a nossa Estratégia Local de Habitação, e que mostra a atenção às dificuldades de famílias, mais vulneráveis, que não conseguem pagar as rendas. O nosso compromisso é que em Vila do Conde todos tenham o direito ao primeiro direito da habitação”, afirmou o presidente da autarquia Vítor Costa (PS).
Lusa/DI