Vila Nova de Poiares investe mais de 3 M€ em habitação pública
A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, aprovou por unanimidade, na sua última sessão, diversas propostas do Executivo Municipal liderado por João Miguel Henriques (PS), que visam a construção de 24 fogos de tipologias T1, T2 e T3, a custos acessíveis, e a transformação da antiga escola primária de Algaça em alojamento ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, num investimento total superior a 3,2milhões de euros, acrescido de IVA.
Para João Miguel Henriques, «é nosso dever e total prioridade assegurar que os munícipes tenham acesso a uma habitação condigna e a preços acessíveis, oferecendo oportunidades de moradia digna para todos, independentemente do seu nível socioeconómico, garantindo o bem-estar das famílias e combatendo a exclusão social», referiu.
«Num sector que se debate com uma enorme falta de oferta e elevados preços de mercado, a construção de habitações a custos acessíveis em Vila Nova de Poiares é absolutamente fundamental para a fixação de jovens e o crescimento sustentável do nosso Município, promovendo a coesão social e reforçando o nosso compromisso com o bem-estar e qualidade de vida de toda a população», adiantou o autarca.
Antiga Escola primária de Algaça ganha nova ‘vida’
Em matéria da habitação será também adaptada a antiga escola primária de Algaça, convertendo-a em alojamento ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, cujo objectivo é o de proporcionar uma resposta estruturada e a situações de vulnerabilidade social.
O investimento na reabilitação da escola ascende aos 345 mil euros (+IVA), com o qual o município pretende “garantir uma adequada protecção social face a situações de risco e emergência”.
O objectivo deste investimento passa por revitalizar um edifício encerrado há anos, dando-lhe uma nova ‘vida’ e utilidade, sem descaracterizar a sua traça arquitectónica.